Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

APA Alto do Mucuri realiza oficinas para elaboração do Plano de Manejo

PDFImprimirE-mail

Definido como prioridade pelo Governo de Minas Gerais e inserido como um compromisso no Pacto pelo Cidadão, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Alto do Mucuri começa a ser elaborado. Em fevereiro de 2017 foram realizadas, nos oito municípios que compõem a APA, 10 oficinas para apresentação do diagnóstico e elaboração do pré-zoneamento e planejamento para o Plano. As contribuições recolhidas durante as oficinas são parte do conjunto de informações que estão sendo geradas para construção do Plano de Manejo da unidade de conservação.

Participaram das oficinas aproximadamente 400 pessoas, entre representantes de produtores e trabalhadores rurais, associações, sindicatos, escolas de todos os níveis, ONGs, prefeituras, universidades, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater), Comitê de bacia do Rio Mucuri, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Crédito: Acervo APA Alto do Mucuri
plano de manejo mucurí 3
Mais de 400 pessoas participaram das oficinas para concepção do Plano

As oficinas contaram com a participação de uma parcela representativa da população que vive no território da APA. Os moradores puderam, por meio de seu conhecimento acerca da região do Alto do Mucuri, apontar os principais problemas ambientais e possíveis potenciais para o uso sustentável dos recursos naturais na APA. “Durante a realização das oficinas a população que vive no território da APA pôde vislumbrar a importância da sua participação na construção deste importante instrumento de gestão dos recursos naturais do território”, disse o gerente da APA, Antônio Marcos Pereira.

Para o professor e coordenador da Reserva Particular do Patrimônio Natural ECOVIVE, Alexandre Durann Matos, é de extrema importância desenvolver políticas públicas que favoreçam as relações econômicas, sociais e ambientais em todo perímetro da APA. “Para isso, é necessário que as ações sejam pensadas de maneira sistemática e articulada. O plano de manejo responderá a todas estas necessidades a curto, médio e longo prazo, é a ferramenta de maior controle organizacional que permitirá o desenvolvimento socioeconômico de maneira mais sustentável. Importante dizer o quanto a participação de todos os atores envolvidos irá determinar qual futuro desejamos para nosso Vale e para nossos descendentes”, frisou.

O Plano de Manejo está sendo desenvolvido pelo IEF, por meio do Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais (Promata II) e elaborado pela Bio Teia Estudos ambientais.

De acordo com o diagnóstico produzido e apresentado pelas oficinas ficou demonstrado que a população da APA entende a importância dessa unidade de conservação, principalmente para a preservação das águas e florestas. O diagnóstico também apontou a importância da agricultura familiar e a necessidade de políticas públicas para o fortalecimento e fomento da produção sustentável.

 

Crédito: Acervo APA Alto do Mucuri

plano de manejo mucurí 4

 As oficinas contaram com a participação ativa da população local

Para o gerente da APA, Antônio Marcos Pereira, essa unidade de conservação tem evoluído a cada dia, com o envolvimento dos atores, e consequentemente com a conservação dos recursos naturais. “O Plano de Manejo da Apa do Alto do Mucuri é financiado pelo Projeto Promata e está incluído no MG Planeja, considerado como uma importante ação do Governo de Minas”, afirmou.

Perspectivas do Plano de Manejo para a APA Alto do Mucuri

O Plano de Manejo da unidade de conservação se constitui como um excelente instrumento de planejamento e gestão territorial, com a finalidade de compatibilizar a proteção da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável desejado para a região.

Ele é um instrumento essencial, que vai fornecer as diretrizes para a conservação dos recursos naturais contidos na UC e a boa aplicabilidade dos recursos públicos na gestão da unidade de conservação. Se constitui, portanto, como instrumento de planejamento que deverá incorporar novas informações e novas formas técnica e cientificamente comprovadas de aprimoramento para o manejo dos recursos naturais de um território.

APA Alto do Mucuri

A APA Alto do Mucuri é uma UC de uso sustentável, criada a partir do anseio da população por proteger as nascentes do Rio Mucuri. Sua área é caracterizada por formações florestais, apresentando maciços florestais relativamente importantes para abrigar as diversas espécies de animais e vegetais existentes no território, onde são encontradas espécies da fauna com status de conservação consideradas vulneráveis e/ou ameaçados.

A ocupação no território se dá predominantemente por comunidades da agricultura familiar. Existem aproximadamente 11 mil famílias residentes na região, com propriedades que possuem, na sua maioria, uma área de 30 hectares. A diversidade étnica, cultural e de organização social da agricultura familiar inclui comunidades tradicionais originadas por indígenas, afrodescendentes, migrantes e imigrantes. Os principais cultivos são mandioca, milho, café, feijão, hortaliças, cana e banana. A produção agrícola tem como finalidade o autoconsumo e a comercialização em feiras e outros ambientes comerciais locais.

A pecuária extensiva é uma das principais atividades econômicas da região. Há também atividades de cafeicultura, garimpo e plantações de eucalipto.

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades