Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Imagens de pinturas rupestres estão expostas na Gruta Rei do Mato

PDFImprimirE-mail

Uma exposição com 43 painéis de arte rupestre está aberta ao público no receptivo do Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. Os painéis expressam ideias e valores das culturas pré-históricas com diferentes tipos de representações como sinais geométricos, instrumentos utilitários, armas e cenas do cotidiano (caça, guerra, dança, parto).

 

As peças foram reformadas após acordo do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com uma empresa mineradora que estabeleceu como medida compensatória a restauração dos painéis, que ficavam armazenados na sede da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Eles fazem parte de um trabalho iniciado em 1977 para pesquisar o desenvolvimento de técnicas de estudo da arte rupestre, visando contribuir para o entendimento, divulgação e preservação do registro cultural dos povos pré-históricos que viviam na região de Lagoa Santa. 

 

Foto: Acervo MNEGRM

exposicao01

 

Para a recuperação dos painéis, foram desenvolvidas metodologias de reprodução de imagens rupestres pelas restauradoras Silvia Gaia e Maria Irene de Melo Neves. Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de Minas Gerais. Com representações de desenhos e pinturas existentes em grutas mineiras de diversas regiões do estado, nos municípios de Santana do Riacho, Matozinhos, Monjolos, Prudente de Morais, Pedro Leopoldo, Gouvêa, Conselheiro da Mata, Varzelândia, Lagoa Santa e Buenópolis. 

 

A exposição pode ser visitada no Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas (rodovia BR-040, Km 472, s/n, Universitário). O horário de funcionamento é de 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3775-2695.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades