Gruta Rei do Mato realiza comemorações para crianças

As festividades em comemoração ao dia da criança realizadas no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM), em Sete Lagoas, vão de 3 a 7 de outubro. A semana de comemorações já acontece há quatro anos, como parte das atividades do Projeto de Educação Ambiental da Unidade de Conservação (UC). Mais de 230 alunos de diversas escolas da região participam das programações.

As atividades têm como finalidade envolver os alunos das redes estadual e municipal de ensino de Sete Lagoas, e comunidades do entorno. Os alunos, integrantes do ensino fundamental, além de aprenderem sobre a importância de preservação das áreas naturais, participam de atividades lúdicas por meio do lazer e da recreação. As atividades praticadas pelos participantes nas oficinas educativas também proporcionam aos alunos o desenvolvimento de novas habilidades criativas como, por exemplo, trabalhos de reciclagem.

Crédito: Acervo MNEGRM
DiadasCrianças Monumento02
As atividades vão de 3 a 7 de outubro

Os alunos visitam a gruta e também participam de jogos, dinâmicas, oficinas e vão na exposição de fotos do local. De acordo com a gestora do Monumento, Maria Honorina Pereira Rocha, o projeto tem objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente.

“Nada melhor do que começar com as crianças que estão no processo de formação”, analisa a gerente. Ela diz ainda que “com este trabalho, mostramos para as crianças que a Unidade de Conservação tem muito mais do que uma caverna aberta para visitação, pois elas têm também a oportunidade de conhecer outras belezas naturais do local como as flores e a fauna”.

Crédito: Acervo MNEGRM
DiadasCrianças Monumento05
As crianças participam de diversas atividades no Monumento, além de visita à Gruta Rei do Mato

As atividades desenvolvidas são uma iniciativa da gerência do Monumento e conta com o apoio de parceiros como a Brennard Cimentos, Polícia Militar de Meio Ambiente de Sete Lagoas, Secretaria Municipal de Assistência Social e de Educação de Sete Lagoas e Via 040/Invepar, que patrocinam o transporte e o lanche para as crianças.

Gruta Rei do Mato

Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato está localizado no município de Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte.

A gruta Rei do Mato, localizada no Monumento, possui formações de estalagmite e estalactite raras e está inserida na Rota Lund, projeto do governo de Minas para criação de um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas da Lapinha, em Lagoa Santa e Maquiné em Cordisburgo.

Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), a gruta impressiona pela dimensão. A cavidade possui 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis por meio de passarelas e escadarias.

Na grutinha, que fica ao lado da Gruta Rei do Mato, existem pinturas rupestres feitas com sangue e gordura vegetal, que datam de seis mil anos.

O nome do local se deve ao fato de ter sido habitada por um homem de identidade ignorada que, por fazer um trajeto de ir à cidade todos os dias e atravessar pelo mato, recebeu o nome de Rei do Mato. Acredita-se que o Rei do Mato era fugitivo da revolução de 1930.

Ângela Almeida