Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Minas Gerais presente no Greenmeeting, o Encontro Verde das Américas, em Brasília

PDFImprimirE-mail

Minas Gerais esteve representado no XV Encontro Verde das Américas, o Greenmeeting, que acontece entre esta quarta-feira (28) e quinta (29) em Brasília. Representando o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, compareceu ao encontro o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.

Além de estar presente na solenidade de abertura, acompanhado do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do senadores Hélio José (DF) e Reguffe (DF), dos embaixadores do Canadá, El Salvador, Colômbia e Bolívia e do Secretário de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, o secretário-adjunto ainda participou da primeira mesa da tarde desta quarta-feira apresentado  “A importância e o legado da gestão ambiental em Minas Gerais para a agenda do desenvolvimento socioambiental no contexto nacional”.

 

"Esse convite a Minas Gerais é o reconhecimento do trabalho de visibilidade que temos buscado conferir às ações do nosso estado. Mesmo diante de todas dificuldades, temos muito a mostrar e nos orgulhar, inclusive, com reconhecimento de vários atores, como neste caso dos embaixadores do Canadá e el Salvador, bem como de ministros do STJ e do próprio Ministério do Meio Ambiente", destacou Germano Vieira.

 

Em sua apresentação, o secretário-adjunto mostrou importantes avanços e peculiaridades do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) sobre gestão participativa e gestão estratégica.

 

O primeiro tema a ser abordado foi o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), criado em 1977 e que se destaca pela estrutura colegiada, com setores diversos representados da sociedade civil e também de órgãos governamentais. Os Comitês de Bacia Hidrográfica também foram alvo da explanação por seu caráter estratégico na gestão dos recursos hídricos no Estado, dentro da política adotada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

Do ponto de vista estratégico, foi abordado o Plano de Energia e Mudanças Climáticas (PEMC), criado em 2015 pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e que visa garantir uma redução de até 25% das emissões dos gases de efeito estufa no Estado até 2030, através de ações em áreas como Energia, Agricultura, Florestas e outros Usos do Solo, Transportes, Indústria e Resíduos.

 

Foram objeto de análise, ainda, o Bolsa Reciclagem, que incentiva financeiramente organizações de catadores de materiais recicláveis que fazem a segregação, o enfardamento e a comercialização de papel, papelão e cartonado bem como a comercialização de plásticos, metais, vidros e outros resíduos pós-consumo; e a política estadual de Áreas Protegidas, importante atribuição do  Instituto Estadual de Florestas (IEF). Atualmente Minas conta com 73 áreas de proteção integral e 254 de uso sustentável, totalizando mais de 3 milhões e 400 mil hectares de áreas protegidas, o equivalente a 6% da área do Estado.

 

Encontro Verde das Américas

 

O encontro Verde das Américas é um importante fórum que reúne lideranças nacionais e internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tanto governamental quanto não governamental, que entre outros acontecimentos, se dará a entrega do Premio Verde das Américas 2016. O encontro busca contribuir para as soluções dos grandes problemas socioambientais que dificultam o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida das comunidades locais e globais. Uma vez que a exploração inadequada dos recursos naturais demandado por hábitos predatórios de consumo está comprometendo o desenvolvimento humano, ambiental e econômico da população da terra.

 

Com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior, o encontro visa ampliar o seu alcance e democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.

 

Álvaro Castro
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades