Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra do Ouro Branco lança campanha para escolha de logomarca

PDFImprimirE-mail

A votação para a escolha da logomarca do Parque Estadual Serra do Ouro Branco foi aberta, oficialmente, na última quinta-feira (22), durante a Feira Livre Municipal, com exposição das logomarcas no stand do IEF e a disponibilização de cédulas de votação e colocação na urna. A votação pela internet terá início hoje (26) e continua até o dia nove de outubro. O resultado final será divulgado no dia 12/10.

 

Segundo a gerente do PE Serra do Ouro Branco, Letícia Dornelas Morais, foram várias as contribuições para escolha da logomarca, resultando em três finalistas escolhidos por uma comissão. “A ideia do concurso foi pensada com o objetivo de envolver as pessoas na escolha da logomarca, como uma oportunidade de nos aproximar mais com a comunidade local e nos conectarmos a elas também emocionalmente”, disse.

 

Clique aqui para votar. 

 

Parque Serra do Ouro Branco

 

O Parque Estadual Serra do Ouro Branco é uma área de preservação ambiental de utilidade pública e de interesse social. Criado pelo Decreto nº 45.180 em 21/09/2009 é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e possui uma área de 7.520 hectares. A unidade de conservação está localizada nos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco. Seu nome faz referência a Serra do Ouro Branco de extraordinária beleza, que constitui o marco sul da cadeia do Espinhaço, local de mais alta biodiversidade de toda a cadeia.

 
 
Crédito: Acervo PE Serra do Ouro Branco

260915

O Parque é de fundamental importância para a conservação da biodiversidade da região

 

A cobertura vegetal do parque é formada por Campos Rupestres e de Altitude, nas mais baixas altitudes, as Matas de Galeria, que ocupam as margens dos cursos d´água e os Capões, além de importantes remanescentes da Mata Atlântica. A vegetação na região é extremamente variada e diversa, cujo grau de endemismo é um dos maiores de toda cadeia do espinhaço.

 

A formação geológica da Serra de Ouro Branco é um significativo divisor de águas de três grandes sub- bacias de importantes bacias hidrográficas federais como a sub-bacia do Rio das Velhas e sub-bacia do rio Paraopeba, da bacia do Rio São Francisco e a sub-bacia do Rio Piranga, da bacia do Rio Doce. A região da serra é uma área de considerável riqueza biológica e de fundamental importância para a conservação da biodiversidade. Compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, chegando até a Bahia.

 

O Parque também faz parte de um complexo sistema de áreas protegidas no Quadrilátero Ferrífero, cuja administração é na maior parte feita pelo IEF. Entre elas o Parque Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica de Tripuí, o Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, a Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas, a Área de Proteção Seminário Menor de Mariana e a Floresta de Uaimi, além de outras reservas particulares.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades