Celebrações do Dia da Árvore sensibilizam sociedade Mineira

Diversas atividades promovidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em comemoração à Semana Florestal de 2016 vêm mobilizando diversas unidades de conservação e cidades de Minas. A celebração é alusiva ao Dia da Árvore, data que marca o dia 21 de setembro.

Em Itabira, as atividades organizadas pela equipe do Parque Estadual Mata do Limoeiro tiveram início no dia 17 e se estenderão até o dia 23. As comemorações envolverão ainda o Monumento Natural Serra da Piedade, em Caeté, num intercâmbio entre alunos de escolas públicas localizadas nos municípios de Caeté e Itabira.

A ação "Plantando Árvores, conscientizando vidas" promoverá uma caminhada até a sede do Parque (em torno de 600 metros) onde acontecerão algumas ações relacionadas ao dia comemorativo. “Foram convidadas 13 escolas da região e caso todos estejam presentes, acredito que ultrapassaremos 600 estudantes”, explica o gerente do Parque Estadual da Mata do Limoeiro, Alex Amaral.

No Parque Estadual do Rio Doce, na região Leste do Estado, no dia 23, serão inauguradas obras que foram executadas no Centro de Pesquisas da Ponte Perdida, reformado pela empresa Cenibra, numa parceria com a unidade de conservação. Também será dada posse ao Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego Caratinga. No dia 24, será realizada a quinta edição do evento ‘Contos e Causos do Parque’, que reune moradores do entorno e visitantes que apresentam histórias vividas no local.

Na região do Triângulo Mineiro, a equipe do Refúgio de Vida Silvestre Rios Tijuco e da Prata realizará, no dia 21, a 3ª etapa do projeto ‘Amigos do Parque’ que, desde o início de 2016, envolve Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza, localizada no entorno do Refúgio. Serão realizados apresentações e plantios simbólicos com os alunos.

As comemorações da Semana Florestal de 2016 têm como tema ‘Sempre é tempo de recomeçar e tiveram início no dia 20, no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, às 9 horas, com o seminário "Regularização Ambiental e uso sustentável em uma perspectiva de gestão integrada da paisagem".

Emerson Gomes