Trekking ecológico aproxima alunos de Caeté da Serra da Piedade

O Monumento Natural Estadual Serra da Piedade recebe, nos dias 15 e 19 de setembro, alunos da Escola Estadual José Brandão, de Caeté, para a realização do trekking ecológico. A ação tem como objetivo mobilizar os alunos da região, por meio da prática do trekking ecológico para sensibilizar os alunos para a importância da unidade de conservação e incentivar o conhecimento histórico, cultural e ambiental do circuito.

O evento é realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR), desde 2008, mas no Monumento Serra da Piedade teve início em 2016. Nesta edição o evento contou, também, com o apoio do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade e da Prefeitura Municipal de Caeté.

O Enduro Escola também faz parte do cumprimento de uma das condicionantes do processo de licenciamento da Empresa Anglo Gold Ashanti, que determina a elaboração e publicação de cartilha de educação ambiental e patrimonial sobre o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade, para divulgação nas escolas públicas de Sabará e Caeté. “Um dos projetos de Educação que servirá de base para elaboração e publicação das cartilhas é o Enduro Escola”, disse o gerente do MN Serra da Piedade, Hugo Sávio Correia.

O gerente do MN Estadual conta que alguns dias antes do trekking os alunos passam por aulas de navegação com o uso da bússola, mapeamento e palestras sobre o Monumento Natural e, durante a prova, são divididos em grupos para demonstração do que aprenderam. “Os alunos que percorrem uma trilha no tempo ideal definido pela Setur são premiados. Os quatro primeiros grupos de cada edição, cerca de 40 alunos, serão contemplados com uma viagem para outra Unidade de Conservação sobre a responsabilidade do IEF e que esteja inserida no Circuito do Ouro, a fim de vivenciarem o turismo em outro local do Circuito”, afirmou o gerente.

Crédito: Acervo MN Estadual Serra da Piedade
Alunos de escolas públicas da região participam do trekking ecológico

Neste ano, a Unidade de Conservação escolhida para premiação foi o Parque Estadual da Mata do Limoeiro. “O Parque foi escolhido pela proximidade com o Monumento, por diversos atrativos para os alunos como cachoeiras, museus e trilhas, pela receptividade e boa vontade da gerência do parque em nos receber, e por fim pela oportunidade de participarmos do evento do dia da árvore, que irão integrar nossos alunos com os da região da Mata do Limoeiro, despertando a conscientização para preservação desse bem tão valioso”, ressalta.

Ainda de acordo com o gerente, o Enduro Escola foi um dos projetos de educação ambiental que mais repercutiu positivamente no município de Caeté, pois, além de despertar a consciência ambiental e turística dos alunos para o monumento natural, patrimônio histórico, cultural e ambiental inegável da cidade, permitiu uma aproximação das escolas da região com a unidade de conservação. “A partir dessa relação de parceria foi possível abrir portas para projetos futuros. Acredito que através de uma atividade mais lúdica, recreativa, podemos dar a oportunidade dos alunos de vivenciar de perto o que aprendem nas salas de aula, fazendo com que despertem um interesse maior para as questões ambientais e se tornem multiplicadores de informações, incentivando e mobilizando cada vez mais pessoas ao turismo sustentável”, comemora.

O enduro permitiu, também, o fortalecimento da parceria entre o Santuário Nossa Senhora da Piedade (Arquidiocese), responsáveis pela gestão de uso público da Serra da Piedade, o IEF e o município de Caeté.

Para o próximo ano estão previstos mais quatro enduros e o atendimento a 320 alunos das escolas estaduais do município de Sabará.

Ângela Almeida