Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual da Serra do Cabral recebe 1º Ecociclismo

PDFImprimirE-mail

O primeiro passeio ciclístico no Parque Estadual da Serra do Cabral acontece no próximo sábado (27/08). Promovido pelo Circuito Turístico Serra do Cabral, o evento conta com o apoio logístico da Unidade de Conservação. Com o lema: “Pedalar para conhecer o Parque Estadual Serra do Cabral”, o passeio terá início às 8h, com dois percursos previstos: um de 7 km e outro de 39 km. Os ciclistas farão a escolha da rota conforme o nível de dificuldade e capacidade física.

 

As inscrições para o passeio são obrigatórias e podem ser feitas diretamente na sede do Parque, com as escolha da rota na ficha de inscrição. Os participantes receberão uma camisa e kits de hidratação e alimentação. O aquecimento será feito na praça da matriz de Buenópolis.

 

O trajeto dos ciclistas contará com o apoio de veículos da unidade de conservação durante todo o percurso. Estão previstos dois pontos com parada para a alimentação, hidratação e descanso.

 

“O evento promoverá a divulgação do Parque Estadual da Serra do Cabral junto à comunidade e visitantes”, enfatiza o gerente do parque, Jarbas Jorge de Alcântara. Para a monitora operacional do Parque, Daniela Viveiros, “neste passeio os ciclistas terão a oportunidade de conhecer as belezas naturais do parque e a importância de sua conservação. Além disso, a atividade pretende promover o Parque e fomentar o turismo no município”, completa.

Contato - Sede do Parque Estadual da Serra do Cabral (38)3756 1301/1811

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Crédito: Evandro Rodney

240816

 

PE Serra do Cabral

 

O Parque está situado na região centro-norte do Estado, na Serra do Cabral. A unidade de conservação faz parte da Cordilheira do Espinhaço, com altitudes que variam entre 900 a 1.300m e é banhada pelos rios das Velhas e Jactaí afluentes da margem direita do rio São Francisco.

 

A vegetação é composta de veredas, matas e cerrados. Na região há palmito doce (Etuerpe edulis) e sempre vivo.

 

Na fauna o destaque é para a presença de antas (Tapirus terrestris), espécie ameaçada de extinção. As nascentes são responsáveis pelo abastecimento de água das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício.

 

Destaca-se a presença de cachoeiras e piscinas naturais, veredas, afloramentos rochosos, matas, campos e paisagens de grande beleza e um considerável número de sítios pré-históricos, nos quais são registradas pinturas rupestres em diversos locais com predominância de desenhos zoomórficos (que traz figuras de animais: pinturas zoomórficas).

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades