Toma posse 1º Conselho Consultivo da Estação Ecológica Sagarana biênio 2016/2018

Uma cerimônia para a posse do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Sagarana para o biênio 2016/2018 será realizada na manhã da próxima quinta-feira (11), na sede administrativa da Estação, distrito de Sagarana, município de Arinos, MG.

O Conselho Consultivo é um órgão é colegiado, responsável pela discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais da unidade de conservação, bem como de sua integração com a sociedade. Esta será a primeira reunião do conselho desde sua criação, por meio da Portaria 36 do IEF, de 18 de maio de 2016. Na reunião, os conselheiros serão empossados pelo diretor de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet.

O Conselho é composto por oito membros titulares e oito suplentes, indicados por Órgãos Governamentais, bem como entidades pertencentes à sociedade civil organizada. Entre os conselheiros empossados estão membros da Superintendência Regional do Meio Ambiente, Prefeitura de Arinos, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado de Minas Geais, Polícia Rodoviária de Trânsito e Meio ambiente, membros da comunidade científica, instituição de ensino superior, pública ou privada, Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão e outros.

De acordo com Henri, a grande importância do Conselho se dá pela participação da comunidade no apoio à gestão às Unidades de Conservação, por intermédio dos conselheiros e representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil.

Crédito: Acervo EE Sagarana

sagarana090816

A Cachoeira do boi preto é uma das belezas encontradas na Estação Ecológica

“A atuação dos Conselhos garante que a gestão participativa possibilite melhorias na conservação das Unidades de Conservação e na qualidade de vida da comunidade do entorno” afirma Henri.

O calendário para as próximas reuniões do Conselho será apresentado após a posse dos conselheiros.

Wilma Gomes