Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Força Tarefa Previncêndio organiza ações de combate a incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

Foi realizada nessa terça-feira (12/07), na Cidade Administrativa, a 1ª Reunião Ordinária da Coordenação-geral da Força Tarefa Previncêndio, oficializando o início do período crítico de seca em Minas Gerais.

 

O evento teve como objetivo alinhar as ações de todas as entidades que compõem a Força Tarefa Previncêndio, entre elas a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Comando de Rádio Patrulhamento Aéreo (Corpaer), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a fim de garantir efetivo combate das ocorrências de incêndios florestais no estado.

 

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, ressaltou a eficiência e os esforços da Força Tarefa em combater os incêndios em 2015, quando houve maior índice de queimadas nas Unidades de Conservação de Proteção Integral mineiras. “Tivemos um resultado efetivo, fruto desse trabalho conjunto. Por isso, vejo grande importância nessa reunião para que possamos compreender e unir nossos esforços para esse início do período crítico de seca”, afirmou.

 

Credito: Janice Drumond

130716-1

1ª Reunião reuniu os órgãos que compõem a força-tarefa Previncêndio em Minas

 

Durante a reunião, foi apresentado o balanço de ocorrências de incêndios florestais registrados no ano de 2015, revelando que a Área de Proteção Ambiental (APA) Cochá e Gibão teve o maior número de ocorrências de incêndios em Unidades de Conservação (UCs) em Minas, com 49 ocorrências e 23.036,23 hectares queimados. O Parque Estadual do Pico do Itambé teve o menor índice, em caso atípico, com uma ocorrência e 1.195,00 hectares queimados.

 

Para Marília Carvalho de Melo, Subsecretária de Fiscalização Ambiental, os esforços têm que ser redobrados na área do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, devido a sua grande proximidade a moradias e pela região ter registrado um índice abaixo da média em umidade, alcançando o número de 17 ocorrências de queimadas neste ano.

 

Segundo Rodrigo Bueno Belo, diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos, estão sendo contratados 381 brigadistas, que são civis que passam por treinamento especializado de combate e prevenção a incêndio; a aquisição de 90 sopradores, ferramentas manuais que auxiliarão no combate a queimadas, sendo 50 já adquiridos; a disponibilidade e manutenção de aeronaves e helicópteros da Polícia Militar e da Semad para ações de prevenção e combate a incêndios; a Ação Comunitária Ambiental Previncêndio (Acap) e a manutenção das Unidades Operacionais do Previncêndio em Curvelo, Januária, Belo Horizonte e Diamantina.

 

Credito: Janice Drumond

130716-2

Rodrigo Belo apresentou as principais ações para combate aos incêndios em 2016

 

Renata Cezarina
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades