Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Ibitipoca celebra 43 anos de criação

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Ibitipoca completa nesta segunda (04/07), 43 anos de existência. A unidade de conservação, localizada nos munícipios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, é uma das mais visitadas do Estado. Para comemorar a data será realizada uma missa com a participação de servidores e moradores do entorno.

 

‘Ibitipoca’, palavra tupi-guarani, significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido à grande incidência de descargas elétricas (raios) ou à grande quantidade de grutas. O Parque foi criado em 4 de julho de 1973, tem área de 1.488 hectares e ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. A unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul e é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

Crédito: Evandro Rodney
ibiti-040716
Paredão Santo Antônio
 

O Parque foi classificado como o 3º melhor parque da América Latina pelo traveller´s Choices 2013 do site de viagens TripAdvisior. A seleção das melhores atrações é realizada com base nas avaliações e opiniões de viajantes que acessam o TripAdvisior, considerado o maior site de viagens do mundo e que recebe uma média de 2 milhões de visitantes por mês. No Brasil, o Ibitipoca foi considerado o 2º melhor parque.

 

Atrativos

 

Entre seus atrativos turísticos, o Parque possui as cachoeiras dos Macacos, Cachoeirinha e a Janela do Céu. Também existe uma série de grutas, entre elas, as Grutas dos Coelhos, das Bromélias e dos Três Arcos. Além disso, a unidade de conservação abriga mirantes, praias, piscinas naturais e picos como o da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude.

 

Crédito: Evandro Rodney
ibiti-040716-2
Cachoeira dos Macacos
 

A fauna encontrada no Parque inclui espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do Parque.

 

O Parque possui infraestrutura completa para receber visitantes e pesquisadores, com portaria, estacionamento, área de camping, restaurante, Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos.

 

Crédito: Evandro Rodney
ibiti-040716-3
Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito
 

Em Minas Gerais, existem 39 parques estaduais que garantem a proteção de cerca de 50 mil hectares de área nos três biomas encontrados em Minas Gerais: a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado.

 

Parque Estadual do Ibitipoca

 

Onde: Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, MG

Visitação: Todos os dias do ano, excetuando as segundas-feiras desde que estas não sejam em Feriados e em período de férias escolares, abrindo à 7h com término de visitação às 18h.

Contatos: 32 3281.1101 e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Como chegar: A partir de Belo Horizonte, são 320 km de distância. Seguir em direção a Juiz de Fora pela BR-040 e entrar no trevo de acesso à BR267, prosseguindo em direção a Lima Duarte. Para chegar ao Distrito de Conceição de Ibitipoca são mais 27 Km de estrada de chão e, de lá, mais 4 Km até a portaria do parque.

 

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades