Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente se espalham pelo Estado

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), acontecem em todo o estado durante o mês de junho. A data é comemorada no dia 05 de junho, mas será celebrada em diversas cidades com atividades que lembram a importância da preservação da natureza.

No norte do Estado, a equipe do Escritório Regional Alto Médio São Francisco realizará diversas atividades. Estão previstos eventos em diversos municípios, além de um ciclo de palestras em escolas públicas e associações comunitárias de Januária. No dia 09 de junho, será realizada uma atividade de recuperação e proteção de nascentes, no município de Luislândia.

Ainda no Norte, as equipes da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Sabonetal e da Reserva Biológica Serra Azul realizarão, no período de 3 a 14 de junho, palestras em escolas públicas da região. Também serão realizadas oficinas e haverá doação de mudas. Já a gerência do Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, realizará, até o dia 10, atividades com alunos de escolas municipais, montará um stand na Praça do Mercado, em Jaíba, além do plantio de mudas em escolas.

Crédito: Acervo PESM

090616

Legenda: Alunos da Escola Estadual Quinta do Sumidouro, de Pedro Leopoldo, visitaram o Parque

Vale do Jequitinhonha

Em Diamantina, as comemorações da Semana do Meio Ambiente reuniram uma série de instituições, incluindo o IEF, a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), a Prefeitura e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foram realizadas palestras para alunos do ensino fundamental e médio.

Uma caminhada e um passeio ciclístico levaram as pessoas a conhecer e abraçar simbolicamente o manancial Pau de Fruta, que é responsável pelo abastecimento da população de Diamantina. No encerramento, no dia 05 de junho, houve distribuição de mudas e divulgação de atividades socioambientais e atrativos naturais da região.

Área Cárstica

No Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, as comemorações foram intensas, com atividades para os moradores do entorno e visitantes. Houve exibição de 34 curtas de animação sobre o meio ambiente, apresentação de peça teatral, realização de trilhas no interior do Parque para os visitantes da Gruta da Lapinha.

Crédito: Acervo PESM

090616-2

Legenda: Apresentação do esquete “Os quatros elementos – A natureza não é a lixeira do homem” na Escola Municipal de Lapinha, de Lagoa Santa

No leste do estado, a equipe do Parque Estadual Sete Salões realizou atividades nos municípios onde a unidade de conservação está localizada: Resplendor, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena e Itueta. Foram apresentadas palestras, oficina de reciclagem e Paradas Educativas com distribuição de mudas nativas.

Emerson Gomes