Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

SETUR promove Enduro Escola em Caeté

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) e a Anglo Gold Ashanti, realizou ontem (31/05) o Enduro Escola, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, município integrante do Circuito do Ouro. Trinta e três alunos do ensino médio da Escola Estadual José Brandão foram divididos em seis grupos, e colocaram em ação o que aprenderam para percorrer a trilha do Retiro da Piedade.

 

Uma bússola e a contagem de passos foram usados para seguir as dicas do mapa entregue aos alunos. Cada um dos quatro trechos do percurso só era concluído depois de os adolescentes responderem corretamente a questões de geografia, história, química e inglês. A prova durou duas horas e meia e os participantes percorreram dois quilômetros, terminando em uma bela cachoeira no trecho final. Para a aluna Natalia Rezende, de 16 anos, “o projeto foi incrível. É a primeira vez que faço uma trilha. A ideia de ter um mapa na mão e uma bússola e ainda ter que responder perguntas é sensacional, adrenalina pura, repetiria mil vezes”, destacou a animada participante.

 

Crédito: divulgação Turismo

serra-piedade010616

 

Após a aventura, os alunos almoçaram no Santuário Nossa Senhora da Piedade,  localizado a 16 km do município de Caeté, onde puderam apreciar o cenário de 360 graus de riquíssima beleza natural.

 

No final do encontro, a Setur realizou uma pesquisa de satisfação com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o projeto. No questionário foram avaliados estímulo, aprendizado, organização, equipamentos utilizados e trajeto percorrido.

 

No dia 16 de junho acontecerá outra prova para mais alunos da mesma escola. Desde 2008, 23 Escolas Estaduais foram beneficiadas com o Enduro Escola e mais de 2.500 alunos sensibilizados. O projeto visa atender a uma medida condicionante no âmbito do processo de licenciamento, referente ao alteamento da barragem de disposição de rejeitos da Mina de Cuiabá. Todas as despesas do projeto estão sendo custeadas pela Anglo Gold Ashanti.

 

Ascom/Setur

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades