Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Museu Peter Lund participa da 14ª Semana Nacional de Museus

PDFImprimirE-mail

O Museu Peter Lund, que fica localizado dentro do Parque Estadual do Sumidouro (PESU), está participando da 14ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio. Várias atividades foram programadas para acontecer durante o período.

 

A Semana é uma temporada cultural, que ocorre todos os anos, e é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18, quarta-feira.

 

Segundo a coordenadora de Uso Público do PESU, Jordania Mariano, o Museu Peter Lund participa da Semana Nacional Museus desde 2014, e a iniciativa partiu da própria instituição. “Todos os anos o Museu Peter Lund se inscreve no Ibram para participar da programação”, conclui.

 

A coordenadora contou, ainda, que algumas das atividades que estão programadas para a Semana já fazem parte da programação habitual do Museu, mas outras foram pensadas exclusivamente para o período. “Escolhemos para este ano uma exposição fotográfica sobre os sítios arqueológicos da região do Carste de Lagoa Santa e da Serra do Cipó e a sessão comentada e exibição do filme “O que as pedras contam...Astronomia na arte rupestre da Serra do Cipó”, ambos de autoria do pesquisador Gustavo Vila”, destaca.

 

Cada ano é escolhido um tema diferente para a Semana. O deste ano foi “Museus e Paisagens Culturais” e tem como objetivo reforçar a influência das cidades nas representações artísticas. A escolha do tema foi feita pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e será o tema também da 24ª Conferência geral deste conselho, que acontecerá em Milão, em julho.

 

Durante a semana, cerca de 3,7 mil atividades serão desenvolvidas, simultaneamente, em mais de 1,2 mil museus de todo o país.

 

Crédito: Cintia Palhares

MuseuPeterLundpor Cintia Palhares 6A

Museu Peter Lund

 

O Museu

 

O Museu Peter Lund foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2012 e possui área de exposição com cerca de 80 fósseis vindos do Museu Natural de Copenhagen cedidos a Minas pelo Governo da Dinamarca. Trata-se de um conjunto de fósseis como pedaços de ossos de dedos, patas, dentes e costelas de animais como anta, preguiça, tamanduá, raposa, tigre-dente-de-sabre, tatu gigante, entre outras espécies que viveram na região há cerca de 10 mil anos. Entre eles, estão 30 ossos de homens pré-históricos encontrados por Lund em Lagoa Santa, considerados os primeiros fósseis encontrados nas Américas.

 

O prédio, que abriga a sede do Museu Peter Lund, possui 1.850 mil metros quadrados e é um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. O local dispõe de duas salas para que o visitante tenha conhecimento dos planos de manejo do parque e espeleológico, além de salas multiuso e de exposição, sendo uma delas dedicada ao acervo vindo da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.

 

A história de Peter Lund

 

Peter Wilhelm Lund nasceu em Copenhagen (Dinamarca) em 1801. Diplomado pela Universidade de Copenhagem, visitou o Brasil pela primeira vez em 1825. No Rio de Janeiro, realizou um levantamento de toda a vegetação da baixada fluminense e estudos sobre o comportamento de formigas, além de montar várias coleções zoológicas.

 

Em 1833, retornou, em caráter definitivo, ao Brasil e iniciou uma viagem para estudar a flora brasileira em companhia do botânico L. Riedel, quando fixou residência em Lagoa Santa. As primeiras grutas visitadas foram a Lapa Vermelha e a Lapa Nova de Maquiné, tendo descrito com minúcias, os espeleotemas encontrados. Lund pesquisou mais de uma centena de grutas, onde encontrou em torno de 120 espécies de fósseis e 94 espécies pertencentes à fauna atual.

 

Confira a Programação completa:

 

17/05/2016 a 22/05/2016 - 09h às 17h

Exposição dos registros fotográficos de sítios arqueológicos da região do Carste de Lagoa Santa e da Serra do Cipó – Antropoformas de Gustavo Vila. Valor: Ingresso da entrada do Museu

 

17/05/2016 a 22/05/2016 - 15h às 15h40min

Exibição do filme “O que as pedras contam... Astronomia na arte rupestre da Serra do Cipó”. Direção: Gustavo Vila – Edição: Pedro Quintero. Vagas limitadas – 20 pessoas por sessão. Valor: Ingresso da entrada do Museu.

 

17/05/2016 a 20/05/2017 - 10h às 11h30min

Oficinas pedagógicas com temática pré-histórica, histórica e ambiental. Vagas limitadas – total de 20 crianças por horário. Para crianças de 05 a 10 anos. Verificar disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias – Centro de Difusão do Conhecimento Científico – Tecnológico. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG. Atividade Gratuita.

 

17/05/2016 a 20/05/2017 - 14h às 15h30min

Oficinas pedagógicas com temática pré-histórica, histórica e ambiental. Vagas limitadas – total de 20 crianças por horário. Para crianças de 05 a 10 anos. Verificar disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias – Centro de Difusão do Conhecimento Científico – Tecnológico. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG. Atividade Gratuita.

 

17/05/2016 e 19/05/2016 - 09h às 11h

Trilha interpretativa – “Da história à pré-história” – Interpretação da Paisagem Cultural do entorno do PESU. Vagas limitadas – 20 pessoas por horário. Verificar a disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG. Atividade Gratuita.

 

18/05/2016 e 20/05/2016 - 15h às 17h

Trilha Interpretativa – “Da história à pré-história” – Interpretação da Paisagem Cultural do entorno do PESU. Vagas limitadas – 20 pessoas por horário. Verificar a disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG.

 

21/05/2016 - 15h às 16h

Sessão Comentada e exibição do Filme “O que as pedras contam...Astronomia na arte rupestre da Serra do Cipó”. Direção: Gustavo Vila – Edição: Pedro Quintero. Vagas limitadas – 20 pessoas por sessão. Valor: Ingresso da entrada no Museu.

 

 Museu Peter Lund/Parque Estadual do Sumidouro

Ingresso: R$ 15,00, que dá direito também a visitação na Gruta da Lapinha. R$ 10,00 somente o Museu. O Parque aceita meia-entrada (consulte as condições na recepção)

Horário de funcionamento: de terça a domingo - de 9h às 16h30

Endereço: Rodovia Estadual AMG 0115, Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa

Telefone: (31) 3689-8592 e (31) 3661 8122

 

Janice Drumond
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades