Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Blogueiros por Minas

PDFImprimirE-mail

Minas Gerais vai receber nas próximas semanas, entre os dias 14 e 27 de maio, a visita de blogueiros especializados em turismo, de várias partes do Brasil. A ação, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), tem como objetivo divulgar os parques de Minas e promover o turismo nas regiões.

 

De acordo com pesquisa realizada pela Diretoria de Pesquisa e Informação Turística da SETUR, 69% das pessoas preferem planejar e executar suas viagens por conta própria.

 

Nesse caso, os blogs de viagem são o canal de informação preferido dos viajantes. Nesse sentido, levando em consideração que as pessoas são influenciadas diretamente pela internet, a pesquisa revelou que 60% já mudaram o destino de uma viagem após buscar informações na internet.

 

Embasado nisso, o secretário de estado de Turismo, Ricardo Faria, afirma que “utilizar essa ferramenta de promoção é essencial para divulgar Minas Gerais nos cenários nacional e internacional. A ação, que visa atrair um fluxo cada vez maior de visitantes para o estado é um mecanismo direto de promoção de destinos e proporciona aos convidados a oportunidade de vivenciar, conhecer e experimentar os destinos visitados”.

 

Três parques estaduais foram selecionados para a presstrip: o Parque Estadual do Rio Preto, que será visitado entre os dias 14 e 18 de maio, o Parque Estadual do Itacolomi, do dia 19 a 22 e por último o Parque Estadual do Rio Doce, entre os dias 23 e 27 de maio. Com dezenas de atrações, sugestões de trilhas e atividades ao ar livre, os parques irão despertar nos turistas, através do relato dos blogueiros, o interesse em conhecer de perto a riqueza da biodiversidade mineira, e desvendar preciosos tesouros naturais guardados entre as montanhas, bem como vivenciar um intenso contato com a natureza em meio aos mais belos cenários do estado.

 

Técnicos da Setur acompanharão todo o percurso com os blogueiros. Fique ligado nessa aventura através das Redes Sociais da pasta e dos convidados.

 

Conheça um pouco sobre o que aguarda os blogueiros:

 

Parque Estadual Rio Preto

rio preto030216 

Localiza-se na Serra do Espinhaço na região do Vale do Jequitinhonha, no município de São Gonçalo do Rio Preto. Com área de 121km², o parque apresenta afloramentos rochosos, cachoeiras, piscinas naturais e é importante na proteção das nascentes da bacia do Rio Jequitinhonha e de diversas espécies de fauna em situação de risco.

A vegetação característica é o cerrado, com formações campestres, savânicas, que incluem árvores inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e distorcidas, medindo entre três e seis metros.

 

Parque Itacolomi

 Itacolomi

O parque localiza-se na porção Sul da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e a sudeste do quadrilátero ferrífero, no centro do estado de Minas Gerais. Situada nos municípios de Ouro Preto e Mariana, a unidade possui 75,43 Km². O Pico Itacolomi, principal símbolo do parque, está a 1.772m de altitude.

 

Coberto por uma vegetação bastante diversificada, o parque abriga campos rupestres, florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da mata atlântica. Nas partes mais elevadas das montanhas aparecem os afloramentos rochosos. 

 

Parque Estadual do Rio Doce

doce220216 

Maior floresta tropical de Minas Gerais possui também a maior área contínua de mata atlântica preservada no estado. Foi a primeira unidade de conservação estadual criada no território. Com 359,76 km², o Parque Estadual do Rio Doce detém rica biodiversidade e árvores centenárias.

O principal bioma é a mata atlântica, que adentra regiões com florestas altas. É possível encontrar o jequitibá, a garapa, o vinhático e a sapucaia. Em alguns pontos, aparecem espécies raras e ameaçadas de extinção, como o jacarandá-da-bahia e a canela sassafrás. Com o objetivo de aproveitar a riqueza da flora de forma educacional, a unidade tem um herbário, com espécies identificadas e informações de suas características morfológicas.

Acesse:

 

www.turismo.mg.gov.br

www.minasgerais.com.br

 

Blogs:

Nerds Viajantes

Mochileiro das Maravilhas

Quero Viajar Mais

Retrip

Estevam pelo Mundo

Dentro do Mochilão

Viagens Cinematográficas

Mochilando

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades