Parque Estadual do Limoeiro comemora 5º aniversário

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no distrito de Ipoema, em Itabira, comemorou no dia 22 de março, cinco anos de criação. Diversas atividades estão sendo desenvolvidas na unidade de conservação e entorno, para comemorar o aniversário.

De acordo com o gerente do Parque, Alex Amaral Oliveira, as ações têm como foco principal as comunidades que vivem no entorno da Unidade. “Nosso objetivo é propiciar o envolvimento da comunidade a fim de criar nas pessoas o sentimento de pertencimento, de cuidar daquilo que é de todos. Dessa forma, eu protejo e cuido daquilo que eu entendo o significado e a importância”, disse.

Umas das ações desenvolvidas na comemoração foi o lançamento da sala temática “Somos Racionais?”. A sala aborda assuntos como caça, tráfico de animais silvestres, desmatamento e atropelamento da fauna. Por meio de visita guiada, os estudantes e visitantes têm a oportunidade de conhecer, por meio de fotos e armadilhas, a realidade e sofrimento vivido pelos animais.

Crédito: Arquivo PE Mata do Limoeiro
limoeiro300316-3
Alunos visitam a sala temática “somos Racionais?”

Nas comemorações foi proporcionado, a cerca de 50 alunos da Escola São Gonçalo, uma visita à nascente “Caminhos de Santa Cruz”. Outras duas escolas participaram de concursos promovidos durante as comemorações. Os alunos da Escola Municipal Manoel Tomaz participaram de um concurso de Poemas, para alunos e comunidade do entorno e os alunos da Escola Municipal Dona Maria Elias participaram de um concurso de desenho e redação. Na última escola, foi realizada, também, uma retrospectiva do envolvimento da escola com o parque desde o início da implantação da unidade de conservação e o desenvolvimento de um jogo de trilhas com informações do Parque.

Crédito: Arquivo PE Mata do Limoeiro
limoeiro300316-1
Diversas ações foram desenvolvidas em escolas da região

Outras ações como a palestra “Aves do Parque Estadual Mata do Limoeiro”, desenvolvida pelo biólogo Juliano Silva, com a identificação de mais de 300 espécies de aves nos limites do Parque; o lançamento da exposição fotográfica “Limoeiro, berço de vidas preservadas”, com fotos dos profissionais Orlando Ramos e Clara Regina, feitas em diversas visitas ao parque afim de demostrar como é importante a preservação dessa área e as vidas existentes ali; além de dois Projetos do Parque, incluídos no Programa “Limoeiro em Ação”: O Sinalizar e o Intercâmbio de UCs, que se baseiam na troca de experiências entre funcionários e em uma oficina de produção de placas, voltados para a comunidade e com a participação de funcionários do Parque Estadual do Sumidouro, foram feitas dentro das comemorações.

"Realizar todas essas ações engradecem o Parque junto às comunidades, instituições representadas no Conselho Consultivo e visitantes. Isso é muito importante pra todos nós, pois proporciona a toda a equipe de funcionários o sentimento de que, seguindo esse caminho, conseguimos cumprir com parte das funções sociais e ambientais que levaram à criação do Parque. Além disso, as atividades desenvolvidas colocam o parque como rota regional, por meio do turismo, e no campo educacional e ambiental, proporcionando a geração de renda local”, frisou Alex Amaral.

Parque Estadual Mata do Limoeiro – Criado pelo Decreto 45.566, de 22 de março de 2011, o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Em seus 2.056,7084 hectares é possível encontrar fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. No Parque já foi possível identificar pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. Com relação à fauna já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica.

A Unidade de Conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

Milene Duque