PE Ibitipoca realiza a primeira reunião do Conselho Consultivo em 2016

Na última sexta-feira (26), os membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, realizaram a primeira reunião de 2016. A reunião foi no Parque e contou com a presença de, além dos conselheiros, do diretor de áreas Protegidas, Henri Dubois Collet e do chefe do regional do IEF em Ubá, Luiz Henrique Ferraz de Miranda.

Os eventos esportivos que acontecem no Parque e que já fazem parte do calendário da região foram tema da apresentação do produtor de eventos, Carlos Roberto Zanini. O principal deles é a Ibiti Run, uma corrida de montanha que está na terceira edição em 2016. “A interação do esporte com o meio ambiente é pensada para acontecer de forma a apresentar o mínimo possível de impacto. Temos o compromisso de deixar o espaço, senão melhor, no mínimo igual ao que encontramos”, ressalta Zanini.

Em seguida, foi apresentado para o conselho um resumo do curso de Educação Ambiental Lúdica realizado pela educadora ambiental do Ibitipoca, Rose Belcavelo, na Área de Proteção Ambiental (Apa) São José, no município de Prados. O trabalho tem como objetivo expandir o projeto de educação ambiental realizado pelo PE Ibitipoca e participar da troca de experiências entre Unidades de Conservação (UCs).

A criação de uma UC na região também foi pauta da reunião. A nova unidade irá abranger cerca de 7.000 hectares em quatro municípios: Rio Preto, Olaria, Santa Bárbara do Monte Verde e Lima Duarte. O diretor de Áreas Protegidas do IEF, Henri Dubois Collet, disse que “o projeto ainda está em fase de estudos. Um grupo de trabalho com servidores do IEF foi criado para avaliar as possibilidades”, explicou Collet.

Foto: Renata Fernandes

conselho-ibiti-290216

Reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Ibitipoca

Outro tema discutido foi quanto ao retorno da arrecadação do Parque para ações internas e locais. A moradora de Conceição do Ibitipoca, Valéria Bonazzi, ressaltou a necessidade de investimentos em saneamento no vilarejo. “O número de turistas tem sido cada vez maior e não há estrutura de saneamento. Existe a urgente necessidade de investimento nessa área, inclusive, para que o turismo possa continuar visitando”, ressaltou Valéria.

O aumento no número de visitantes de 800 para 1.200 foi abordado na reunião. O diretor Henri Dubois Collet explicou que “o aumento no número de visitantes é baseado em estudos realizados pelo IEF e aprovado pela Câmara de Proteção à Biodiversidade (CPB), o que garante o respaldo quanto aos impactos ambientais causados”.

A informatização da portaria e o maior controle de entrada e saída de visitantes foram questões também apresentadas e que estão em fase de pesquisa. “Existe a necessidade de se ter um maior controle sobre informações de entrada e saída dos visitantes, inclusive para segurança dos próprios freqüentadores”, ressaltou o presidente do Conselho e gerente do Parque, João Carlos Lima Oliveira.

O conselho é um espaço para debates, negociações e exames das questões ambientais e demandas que ocorrem na Unidade de Conservação (UC). Segundo João Carlos, “a gestão do PE do Ibitipoca pretende ser modelo para outras UCs, conciliando a conservação dos ecossistemas com o ecoturismo, as atividades científicas e educacionais”. A próxima reunião do Conselho está agendada para 29 de abril de 2016.

Renata Fernandes