Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Sumidouro é boa opção para a prática de escalada em rocha

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Sumidouro (PESU) é a única Unidade de Conservação (UC) do Estado quem tem a prática de escalada em rocha regulamentada por uma portaria (Portaria IEF 138, de 03 de agosto de 2011). Ou seja, os adeptos dessa modalidade podem praticar o esporte de forma legalizada e segura, dentro da área do Parque delimitada para essa prática.

A regulamentação da escalada em rocha era uma reivindicação antiga dos praticantes dessa atividade, que chegou a ser proibida por quase 15 anos, antes do parque ser efetivamente implantado. Dentre as várias ações desenvolvidas pelos técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), comunidade escaladora e parceiros, destaca-se a realização, em 2010, no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, do seminário sobre o “Uso Público em Unidades de Conservação de Minas Gerais”. O evento teve como foco discutir a harmonia entre os esportes de aventura, como montanhismo e escalada e a preservação ambiental.

Técnicos do IEF, gestores ambientais, membros da Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (Femeng) e da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) discutiram as políticas preservacionistas dos parques, apresentando experiências de práticas em outros locais e apontando desafios. Esse evento foi importante para demarcar as posições envolvidas dos interessados e consolidar a regulamentação da atividade no PESU.

Para que a abertura do Parque para a prática desse esporte pudesse ser viabilizada, foi montado um grupo de trabalho com membros do IEF, da Associação Mineira de Escalada (AME), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de organizações como o Grupo Bambuí, que trabalha com pesquisas espeleológicas. Foram quase dois anos de trabalho até a definição dos setores, das vias de escaladas e das regras para conciliar o esporte com a preservação e conservação do Parque.

Para o gerente do PESU, Rogério Tavares, a regulamentação da escalada foi um trabalho extremamente rico, em que todos os atores envolvidos buscaram focar as suas ações na construção de regras e procedimentos que favorecessem a prática segura e ordenada da atividade, aliada à conservação dos frágeis e belos ambientes alvos dos praticantes.

“As diretrizes para a prática foram inseridas no plano de manejo da UC, por meio de importantes contribuições da comunidade espeleológica do Estado, já que as vias que possibilitam a prática do esporte estão em um local cheio de cavernas frágeis. A publicação da portaria foi um momento histórico, em que tudo acabou convergindo para a reabertura da escalada e sua regulamentação, depois de muito trabalho coletivo", destaca o gerente.

 

Escaladas


O parque está aberto para essa atividade de terça a domingo. A entrada para escalada é das 9h às 13h e a saída às 16h30h. A capacidade é de 40 escaladores por dia. Todos deverão se apresentar na portaria do Parque, onde receberão todas as instruções quanto à prática do esporte e às regras do parque. É imprescindível a apresentação de um documento de identidade com foto.

A analista ambiental do PESU, Cíntia Palhares, conta que a procura dos escaladores tem sido grande. “A média é de cerca de 30 escaladores por dia. Nos finais de semana a cota costuma chegar ao limite”, conclui.

Para praticar o esporte é necessário que o visitante tenha familiaridade com o esporte e leve seu próprio equipamento.

 

Crédito: Cíntia Palhares

120216-2

 

 

120216

Escalada no Parque Estadual do Sumidouro

Parque Estadual do Sumidouro


O PESU está localizado na região de Lagoa Santa, a cerca de 50Km de Belo Horizonte. A unidade de conservação foi criada na década de 1980, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente da região. A vegetação é composta de mata de galeria, cerrado e vegetação rupícola. A flora é formada por espécies como ipê amarelo, ipê roxo, moreira, aroeirinha, jatobá do campo, gabiroba, manjoba, mutamba, faveiro dentre outros.

Rota das Grutas Peter Lund
O PESU também faz parte da Rota das Grutas Peter Lund. Esse roteiro compreende três unidades de conservação de Minas Gerais: o Parque Estadual do Sumidouro, o Monumento Natural Gruta Rei do Mato e o Monumento Natural Peter Lund.

A rota abrange uma das áreas cársticas mais importantes do país, com aproximadamente 36% do total de cavernas cadastradas do Brasil. Suas formações foram descobertas pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880).

O roteiro envolve cinco municípios mineiros: Belo Horizonte, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Cordisburgo, além de uma área de influência direta envolvendo mais de 20 outros municípios.
As três Unidades de Conservação têm como principais atrativos para os turistas as mais importantes e visitadas grutas nacionais – Gruta da Lapinha, Gruta de Maquiné e Gruta Rei do Mato. Além disso, o Parque Estadual do Sumidouro abrange 52 cavernas e cerca de 170 sítios arqueológicos históricos e pré-históricos.

A Rota é uma das mais importantes áreas de visitação de cavernas do Brasil, somando mais de 2,4 mil hectares de áreas naturais. A região possui cerca de 50 cavernas e 170 sítios arqueológicos.

Visitação

As visitas acontecem junto aos guias e devem ser agendadas.
Horário de visitação: terça a domingo de 9h às 16h00
Telefones: 3661-8122 / 3689-8592
 
Mais informações sobre o PESU

http://pesumidouro.blogspot.com.br/
http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/215?task=view
 
Janice Drumond
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades