Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto desenvolvido em viveiro de mudas do IEF conscientiza alunos na Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

Um Projeto de educação ambiental, desenvolvido pela Agência Avançada do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Lima Duarte, em parceria com as escolas de ensino formal dos municípios de Lima Duarte, Olaria e Pedro Teixeira, tem trazido bons resultados para a região da Zona da Mata, em Minas Gerais.

 

O Projeto denominado “Moleque no Viveiro” teve início em março de 2015 e já recebeu cerca de mil crianças e adolescentes no viveiro de mudas do IEF em Lima Duarte. “Nosso objetivo é realizar um trabalho de educação ambiental com ações práticas e contínuas”, disse o analista ambiental e idealizador do Projeto, Tales Antônio da Fonseca.

 

Crédito: Tales Fonseca
MolequesnoViveiro1
Mudas produzidas pelo viveiro de mudas do IEF em Lima Duarte

 

A proposta é oferecer às escolas a oportunidade de uma visita orientada, com turmas de cerca de 50 alunos, que têm a oportunidade de aprender noções sobre a produção de mudas e sua importância para o meio ambiente, além de temas ambientais ligados à questão (fotossíntese, respiração, relação solo-água-planta, caminho da água, dentre outros). “Os alunos participam de alguma atividade cotidiana do viveiro e são motivados a fazerem algum trabalho ambiental dentro ou fora de sua escola, tudo de acordo com a direção da escola”, disse Tales.

 

Crédito: Tales Fonseca
MolequesnoViveiro2
As turmas que participam do Projeto são de escolas da região

 

De acordo com ele, algumas ações práticas já foram desenvolvidas na região, tais como produção de mudas nativas pelas próprias escolas, jardinagem nos limites da comunidade escolar, plantio de mata ciliar em áreas previamente definidas pelo IEF, dentre outras. Outro exemplo prático foi a realização de um diagnóstico de nascente, que teve como recomendação final o cercamento da mesma. A proposta foi aceita e implementada pela Prefeitura de Lima Duarte.

 

“O Projeto é aberto a todos e, na essência, pretende trabalhar de forma contínua e com envolvimento prático (ouvir – ver – fazer), por meio de um processo pedagógico e com o objetivo final de colher mudança de comportamento nas crianças e nas pessoas com as quais elas convivem”, ressaltou Tales Fonseca.

 

Crédito: Tales Fonseca
MolequesnoViveiro10
Alunos têm oportunidade de aprender na prática

 

“Para 2016 nosso objetivo é alcançar mais escolas, mais parcerias com produtores rurais e empresas, para recuperarmos mais áreas e atingirmos um nível de educação ambiental que salte os muros do viveiro e das escolas de maneira prática e contínua”, finaliza.

 

Milene Duque
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades