Corredor ecológico vai proteger espécies ameaçadas de extinção na Serra do Curral

Para garantir preservação de ecossistemas naturais e a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, o Governo de Minas Gerais, em parceria com as prefeituras de BH e Nova Lima, assinou, nesta terça-feira (1/12) o protocolo de intenções para criar o 1º Corredor Ecológico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o segundo do estado, na região da Serra do Curral.

O complexo vai ligar as unidades de conservação inseridas na região da Serra do Curral, entre elas os parques municipais Serra do Curral e Mangabeiras e o Parque Estadual Mata da Baleia. No local, existe uma grande preocupação com a reprodução das espécies e com os riscos advindos da proximidade com a região urbana.

“Animais atravessam vias públicas e, muitas vezes, são atropelados”, alerta o gerente do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Marcus Vinícius de Freitas, que representou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) no evento. “Com este trabalho, poderemos restabelecer a conectividade para favorecer o deslocamento das espécies de um ecossistema para o outro”, acrescenta o gerente.

Na região da Serra do Curral vivem espécies ameaçadas de extinção, como a jaguatirica, o lobo-guará e o porco do mato. Também habitam o local quatis, cachorros-do-mato, pacas, veados, iraras, furões e gambás, além de mais de 125 espécies de aves. Todas elas foram prejudicadas pela fragmentação dos ecossistemas naturais na região.

“Temos que entender a biologia dos animais para que possamos ser efetivos na proteção deles. Essas ações visam aprofundar conhecimento e fazer uma efetiva proteção. Foram formadas verdadeiras ilhas que, muitas vezes, não coincidem com a área territorial de muitas faunas. Queremos fazer a interligação para favorecer o fluxo genético”, salienta o gerente.

Recuperação das áreas remanescentes

Além de promover a conectividade entre os ecossistemas naturais e possibilitar a dispersão de espécies, o projeto também visa recuperar áreas degradadas de Mata Atlântica e Cerrado. A partir da assinatura do protocolo de intenções, o grupo de trabalho vai estudar de que forma vai ser constituído este corredor, tendo como ponto de partida a recuperação das áreas remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado.

O Corredor Ecológico do Complexo Ambiental da Serra do Curral será o segundo do tipo implantado em Minas Gerais. Em 2014, foi criado o Corredor Ecológico Sossego-Caratinga que interliga áreas preservadas de Mata Atlântica no Leste de Minas.

Agência Minas