Seminário discute pesquisas em unidades de conservação de Minas Gerais

Diamantina sediará, nos dias 25 e 26 de novembro de 2015, o 2º Seminário de Pesquisa Científica das Unidades de Conservação do Alto Jequitinhonha (Sepuc). O evento é uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para ampliar os espaços para discussão e divulgação dos trabalhos que são desenvolvidos nos parques e demais reservas ambientais de Minas Gerais.

O evento é destinado a profissionais e estudantes cujas atividades estejam ligadas ao trabalho desenvolvido em unidades de conservação. O seminário será realizado no Anfiteatro do Campus I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na rua da Glória, 187, no Centro de Diamantina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na internet - clique aqui.

Crédito:Evandro Rodney

PE do Biribiri

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade do Escritório Regional Alto Jequitinhonha do IEF, Flávia Campos Vieira, o seminário tem o objetivo de facilitar o acesso da sociedade às pesquisas científicas realizadas nas unidades de conservação estaduais. “A ideia é tornar os dados gerados pelas pesquisas sobre fauna, flora, turismo e outros temas mais aplicáveis na melhoria da gestão das unidades e das condições de vida das comunidades do entorno”, afirma.

O evento é realizado a cada dois anos e a primeira edição aconteceu em 2011, organizado pela equipe do Parque Estadual do Biribiri. “Em 2013, diante da importância do tema, a atividade foi ampliada para atender toda a região do Alto Jequitinhonha”, afirma Flávia Vieira.

Atualmente, 168 pesquisas científicas são desenvolvidas nas nove unidades de conservação estaduais localizadas no Alto Jequitinhonha: os Parques Estaduais Pico do Itambé, Serra do Intendente, Biribiri, Serra Negra e Rio Preto, além das Estações Ecológicas Mata dos Ausentes e Acauã, da Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes e do Monumento Natural Várzea do Lageado e Serra do Raio.

Seminário de Pesquisa Científica das Unidades de Conservação (Sepuc)

Data: 25 e 26 de novembro de 2015

Local: Anfiteatro do Campus I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Rua da Gloria, 187, Centro, Diamantina

Inscrições: clique aqui

Informações: Escritório Regional IEF Alto Jequitinhonha – (38) 3532-6691 e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Emerson Gomes