Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Gruta Rei do Mato é reformada e reaberta à visitação

PDFImprimirE-mail

Depois de passar por reparos, a Gruta Rei do Mato, localizada a 62 km de Belo Horizonte, na BR 040, no trevo de acesso a Sete Lagoas, já está aberta a visitação. Por determinação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a atração turística estava fechada desde o início de agosto, por motivo de segurança. A Grutinha, anexa a Rei do Mato, estava fechada para visitação desde 2012, por não oferecer estrutura necessária aos visitantes.

A degradação das passarelas da  gruta, ocorrida nos últimos anos, havia comprometido a estrutura, impondo riscos às cerca de 2,5 mil pessoas que visitam a atração por mês. Por esse motivo houve a necessidade de uma reforma emergencial,  com investimentos de R$ 23 mil, numa parceria entre IEF e iniciativa privada.

Para garantir a tranquilidade dos visitantes, foram feitos vários reparos, como a correção e substituição dos corrimões enferrujados. Além  disso, foi construída uma coluna de sustentação próxima ao lago suspenso para garantir maior estabilidade à passarela.

Já na Grutinha, que fica ao lado da  Rei do Mato, houve a recuperação do tablado,  construção de uma rampa, escada, corrimão e guarda corpo de madeira. Também foi feito reparo na iluminação, pintura do corrimão de acesso e do portão de entrada.

 

Crédito: Janice Drumond

Foto Gruta 1

Os corrimãos onde havia avançado processo de corrosão foram reformados

 

Foto Gruta 2

Toda a escadaria foi reforçada para oferecer segurança aos visitantes

 

Foto Grutinha 4

A Grutinha foi reaberta após dois anos
 

 

Agência Minas

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades