IEF participa do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

Foi entre os dias 21 e 25 de setembro que ocorreu em Curitiba, no estado do Paraná, a oitava edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC).

O evento, o maior da América Latina sobre conservação da natureza, reuniu profissionais de todo o Brasil para a discussão de assuntos relativos ao meio ambiente. Dentre os participantes, alguns servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) marcaram presença no encontro.

O CBUC foi criado em 1997 pela Fundação Grupo Boticário. Nesta edição, contou com aproximadamente 1300 participantes de diversas instituições e ramos da área ambiental para inspirar, mobilizar, transformar e debater, em mais de 50 palestras, o tema das unidades de conservação e preservação ambiental.

Ao todo, dez funcionários do IEF participaram do CBUC e oito trabalhos científicos de servidores, frutos de estudos e pesquisas realizados nas unidades de conservação e diretorias, foram apresentados na forma de banner.

Crédito: Divulgação IEF
Servidores do IEF durante participação em Congresso

André Portugal, gerente do Parque Estadual Serra Verde, que participou integralmente dos cincos dias de Congresso, apresentou um banner sobre os seus trabalhos com interpretação ambiental no Parque Estadual Serra Verde, resultado parcial de seu mestrado em biologia vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além disso, o IEF teve uma importante participação em uma das reuniões técnicas realizadas no Congresso. O gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares, foi convidado a integrar uma mesa para falar sobre a experiência de Minas Gerais na modelagem da Parceria Público-Privada (PPP), que aponta os desafios e aprendizados com a parceria firmada para a Rota das Grutas Peter Lund.

Dentre os integrantes da reunião, estavam presentes representantes de outros parques nacionais. Rogério comenta que a apresentação desse projeto foi de grande importância para o estado. “Outros órgãos ambientais do Brasil se interessaram pelo modelo da PPP e alguns dos representantes me falaram que gostariam de vir a Minas Gerais para conhecer de perto esse método” afirma o gerente.

Karoliny Alvarenga