Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Nova sede melhora trabalho de preservação da Serra da Moeda

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugurou, nessa quarta (22/09), a nova sede do Monumento Natural da Serra da Moeda. A estrutura está localizada na BR040, no município de Itabirito, na região Centro-Sul do Estado. O escritório, onde antes funcionava o posto da Receita Estadual, foi reformado e recebeu novo mobiliário e equipamentos.

Os recursos para construção da sede e para a implantação do Monumento são decorrentes do acordo de licenciamento concedido à empresa Gerdau S/A para o empreendimento “Mina Várzea do Lopes”, em Itabirito. A Gerdau foi responsável, ainda, pela entrega de dois carros ao Monumento, que já estão sendo utilizados pela equipe da unidade de conservação.

Na solenidade de inauguração, o diretor de áreas protegidas do IEF, Henri Dubois Collet, afirmou que a nova sede proporcionará mais agilidade aos trabalhos desenvolvidos na unidade de conservação. “O antigo escritório estava a 16 km da Serra da Moeda e agora ficaremos no mesmo território”, afirma. “Dessa forma, podemos atender o turista que passa pela BR 040, tirando dúvidas e repassando orientações e, diante de um incêndio, por exemplo, teremos condições de atuar de forma imediata”, completa.

 

Créditos: Divulgação IEF

moeda 560x370

Legenda: O diretor de áreas protegidas do IEF, Henri Collet, durante inauguração da nova sede do Monumento

 

Para o diretor executivo da Gerdau Mining Americas, Marcus Rocha Duarte, parcerias como essa  são de extrema importância para o desenvolvimento sustentável, tanto das comunidades quanto de projetos e iniciativas. “Mais uma vez, por meio da sinergia entre a Gerdau, o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, concretizamos essa importante doação”, ressalta.
 
Patrimônio
O Monumento Natural da Serra da Moeda foi criado em 2010 e possui uma área de 2.372 hectares, localizados nos municípios de Moeda e Itabirito. A unidade de conservação foi criada devido à relevância biológica da região, o potencial turístico e científico, o grande acervo histórico e cultural e a necessidade de preservar os frágeis sistemas naturais ali presentes.
 
A Serra da Moeda apresenta formações vegetais da Mata Atlântica e do Cerrado. No local, ocorrem árvores ameaçadas e protegidas por lei como o pequizeiro, o jacarandá-da-bahia e a braúna. Na fauna, destacam-se a presença do veado, da onça-parda e espécies endêmicas, aquelas que só são encontradas na região, como o canário rabudo e o beija-flor de gravata.

O conjunto paisagístico da Serra da Moeda é muito rico. A região guarda fragmentos da existência de uma sociedade formada em torno da exploração do ouro no século XVIII, que pode ser constatada pelos vestígios arqueológicos encontrados na unidade de conservação.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades