Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

'Causos e Contos' agita o Parque Estadual do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

Em continuidade às comemorações dos 71 anos do Parque Estadual do Rio Doce, a 4ª edição do evento Causos e Contos, que ocorreu no dia 19 deste mês, resgatou a história e o folclore que fazem parte do “DNA” do local.

Um encontro que reúne pessoas das comunidades do entorno, ex-funcionários, funcionários do local e artistas da região para contar histórias do Parque e da localidade.

“Este ano resgatamos, de forma concreta e abstrata, o ambiente rural de uma fazenda antiga, com sua varanda, instalada no restaurante do Parque, onde ocorreu o evento. Nessa varanda, os prosadores e artistas contaram seus causos”, comenta o gerente do Parque Vinícius de Assis.

Crédito: Divulgação IEF
240915-2
Prosadores e artistas participantes do “Causos e Contos”


 
Cerca de 200 pessoas participam todos os anos, mas nesta edição compareceram, em média, 500 prosadores, contadores de causos e artistas regionais.

“A cada ano o evento fica melhor e mais cheio. Acho que em breve teremos que procurar um espaço maior”, comenta o gerente.

Com uma estrutura sonora especialmente montada, os participantes puderam ouvir, além de contos históricos do próprio Parque e das comunidades do entorno, lendas, histórias folclóricas e assombradas.

Crédito: divulgação IEF
240915-3
Convidados durante interação no “Causos e Contos”

 
“A atividade é um modo de resgatar toda a identidade do Parque no imaginário popular e reafirmar o apoio, por meio de uma atividade cultural, das comunidades na proteção da primeira Unidade de Conservação criada no Estado”, afirma Vinícius.
 
Karoliny Alvarenga
Ascom/Sisema

 
 
 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades