Comemorações do Dia da Árvore movimentam interior de Minas

As unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) vêm realizando inúmeras atividades em comemoração à Semana Florestal de 2015 como blitze educativas, plantios de mudas, oficinas, dentre outras. As celebrações são alusivas ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

Na região Centro Oeste, a equipe do Escritório Regional planejou ações em cerca de 20 municípios entre os dias 21 e 25 de setembro. As atividades incluem palestras, capacitação técnica para corte e poda de árvores, doação e plantio de mudas em áreas urbanas e rurais, blitze educativas, entre outras.

Já em Unaí, a equipe do Escritório Regional Noroeste realizou eventos em diferentes locais, datas e horários por toda a cidade. Foram realizados distribuição e plantios de mudas, blitze ecológicas, palestras, apresentações culturais e oficinas, dentre outras. Durante toda a semana, alunos de escolas públicas puderam visitar o viveiro de mudas do IEF, em Lagamar, no município vizinho.

Crédito: Janice Drumond
PlantiodeMudas
Plantio de muda de ipê na Cidade Administrativa durante comemoração ao Dia da Árvore

Na Estação Ecológica de Água Limpa, em Cataguases, na Zona da Mata, os funcionários da unidade de conservação montaram uma programação especial alusiva a Semana Florestal. Os visitantes puderam assistir palestras, participar de oficinas e aulas de interpretação ambiental. Em todas as atividades, foi lembrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, também comemorado no dia 21 de setembro.

Ainda na Zona da Mata, na cidade de Mar de Espanha, e equipe da Estação Ecológica de mesmo nome preparou atividades até o dia 25, quando será realizado um plantio de mudas às margens do rio São João que passa pelo município. Também já foram realizadas blitz educativa, trilhas ecológicas e outros plantios de mudas.

Em Moeda, na região Centro-Sul do Estado, o ponto alto das comemorações do Monumento Natural Serra da Moeda foi a inauguração, no dia 23, da nova sede da unidade de conservação.

No dia 26, uma cavalgada inicia as atividades alusivas ao aniversário do Parque, que é comemorado em 21 de outubro. A atividade terá início às 11 horas em frente à Igreja da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 7160.6901.

Emerson Gomes