Novo programa pretende dar mais agilidade e eficiência ao Cadastro Ambiental Rural

O Governo de Minas disponibilizará, em setembro, um programa para computadores para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de Minas Gerais. O Sicar Offline será similar ao adotado pela Receita Federal nas declarações do imposto de renda e permitirá que os usuários informem seus dados sem ter de estar conectados à internet.

O novo programa estará disponível para download no dia 08 de setembro, mas os novos cadastros e a retificação de dados já informados só poderão ser realizados a partir do dia 22 de setembro.

O Sicar Online, que atualmente está disponível na internet, no endereço http://sisemanet.meioambiente.mg.gov.br/ será desativado à meia noite do dia 07 de setembro. Os cadastros que não tenham sido finalizados serão excluídos. Após o dia 22 de setembro, a retificação e acesso aos recibos serão realizados normalmente no novo endereço: www.car.mg.gov.br.

O CAR é um registro obrigatório para todos os imóveis rurais do país. Ele tem o objetivo de monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação do país. Além disso, é uma maneira de planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O gerente de Gestão de Reserva Legal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Gustavo Godoi, explica que os dados solicitados no novo Sicar Offline serão exatamente os mesmos do antigo sistema: situação fundiária, localização geográfica, situação das áreas de reserva legal, Preservação Permanente (APPs) e Uso Restrito, dentre outros.

Facilidades

“O fato dos usuários poderem fazer seus cadastros mesmo sem estarem conectados à internet, minimiza os possíveis erros do sistema”, explica Fernandes. “O novo sistema contará com diversas ferramentas de auxílio na elaboração e inserção dos imóveis rurais e os usuários terão total controle da situação dos seus cadastros”, completa. A conexão com a internet somente será necessária para a realização do download e no momento de envio do cadastro.

Os cadastros já concluídos e finalizados no Sicar/MG não precisarão ser refeitos. Já os que ainda aguardam a transmissão e posterior emissão do recibo não serão comprometidos. Entre os dias 08 e 22 de setembro, não será possível retificar os cadastros feitos no atual sistema e nem baixar os recibos estaduais e federais dos mesmos. Os problemas de sincronização com a base federal serão resolvidos até dia 22 de setembro.

Emerson Gomes