Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto Águas e Florestas no Sistema de Áreas Protegidas do Jaíba

PDFImprimirE-mail

O Projeto Águas e Florestas teve início em Matias Cardoso, com uma passeata pelas ruas e palestras na escola Argemiro de Souza Filho. Durante o evento, a Coordenadora de Educação Ambiental, Cleudenice Oliveira, do Sistema de Áreas Protegidas do Jaíba, explicou sobre a necessidade de proteção das florestas no bioma Mata Seca.

O objetivo do projeto é alertar a população sobre a diminuição da mata ciliar e o assoreamento e poluição dos rios Verde Grande e São Francisco, bem como sobre os impactos na fauna e flora da região.

Na segunda etapa das atividades, os alunos plantaram árvores na escola, com mudas frutíferas. Em seguida, fizeram uma visita ao Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, no qual eles conheceram o berçário de peixes, com o intuito de “conhecer para preservar”, disse a coordenadora. Na oportunidade, ela alertou sobre a ocorrência de incêndios na Unidade de Conservação (UC).

 

Divulgação/Sisema

Jaiba interna

Crianças da Escola Municipal de Souza Filho visitam o Parque Estadual Lagoa do Cajueiro

 

Bioma Mata Seca

Encontra-se na zona de transição entre a Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. A Mata Seca está presente no norte do Estado, na região do Vale do Rio São Francisco. As formações vegetais desse bioma se caracterizam pela presença de plantas espinhosas, galhos secos quase sem folhas no período de estiagem. Essa formação é uma forma das árvores se preservarem durante a falta de chuva e em meio a solos, na maioria, pobres em nutrientes. Com a aproximação das chuvas, a Mata Seca transforma-se em rica floresta tropical. A vegetação desse bioma é diversificada, estando presentes árvores como as barrigudas, pau ferro, ipês e angicos. Quanto à fauna, destacam-se animais como onças, antas e vários anfíbios.

 

Ângela Almeida
Ascom Sisema



 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades