IEF comemora o Dia de Proteção às Florestas

No último dia 17 de julho, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) comemorou, em Mocambinho, município de Jaíba, o Dia de Proteção às Florestas. Na oportunidade, o IEF reforçou a importância de reflexões sobre as florestas e, principalmente, sobre sua preservação. O objetivo do evento foi “Conscientizar a população sobre o desmate nas áreas de proteção com foco na mata ciliar do rio São Francisco, e incêndios florestais na região, principalmente na APA Serra Sabonetal”, disse a Coordenadora da APA (Área de Proteção Ambiental), Zilma Mendes.

Conforme Zilma, essa conscientização é fundamental, tendo em vista que a devastação das florestas desequilibra todo o meio ambiente, causando erosão nos solos, degradando as bacias hidrográficas, provocando a morte de animais e a extinção de espécies inteiras, o que gera danos irreversíveis à biodiversidade.

Crédito: Acervo Sisema
SAM 2611
Mais de 100 mudas foram distribuídas para incentivar a arborização

No local, foi montado um estande, com exposição de fotos do Rio São Francisco e materiais informativos sobre as áreas protegidas do Jaíba e ações de defesa à fauna regional. Houve, ainda, doação de 130 mudas nativas e frutíferas, “fundamentais para incentivar a arborização na cidade”, segundo Zilma.

O evento foi realizado em parceria do IEF-Escritório Regional Alto, Médio São Francisco, com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Epamig (Empresa de Pesquisas Agropecuária).

Ângela Almeida