Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

2 mil pessoas celebram 71 anos do Parque Estadual do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

Cerca de 2 mil pessoas participaram da comemoração do aniversário de 71 anos do Parque Estadual do Rio Doce, nesse sábado (11/07). A data foi marcada pelas Romaria e Cavalgada Ecológica, que partiram dos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, se reuniram no caminho e chegaram juntas na unidade de conservação, onde foi realizada uma celebração. 

"O encontro dos quase 800 cavaleiros que participaram das festividades em 2015 aconteceu nas proximidades da entrada do Parque e todos prosseguiram juntos até a portaria onde está situada a área da capela da padroeira do Parque, Nossa Senhora da Saúde”, explica o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius Assis Moreira. Após a missa, foi realizada a tradicional Feira de Produtos Típicos da região do Vale do Aço.

Crédito: Evandro Rodney
130715-2
A missa em homenagem a Nossa Senhora da Saúde é o ponto alto das comemorações do aniversário do Parque Estadual do Rio Doce

 

O Parque Estadual do Rio Doce foi criado em 14 de julho de 1944, sendo a primeira unidade de conservação estadual de Minas Gerais. Os primeiras esforços para a preservação da área foram feitos na década de 1930 pelo arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, que, ao visitar a região, encantou-se com a beleza da Mata Atlântica.

A unidade de conservação está inserida nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo e abriga a maior floresta tropical de Minas com 35.970 hectares e protege inúmeras espécies da fauna e flora típicas do Bioma, sendo algumas delas ameaçadas de extinção. O Parque também abriga um sistema lacustre, composto por cerca de quarenta lagoas naturais.

 
Crédito: Evandro Rodney

130715

O Parque abriga a maior área contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais e Lagoa Dom Helvécio (foto) é a maior das 40 lagoas existentes na unidade de conservação


Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades