Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

PE Lapa Grande ganha Estação Sismográfica

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual Lapa Grande acaba de receber uma Estação Sismográfica, que vai fazer o monitoramento, em tempo real, das ocorrências de abalos sísmicos em toda região do Norte de Minas.

O equipamento foi instalado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). A área em que foi construída a estação tem aproximadamente 100m² e foi cedida pelo IEF.
 

Crédito: Arquivo Unimontes

090715

Equipamento instalado em espaço cedido pelo IEF

“Ao cedermos um espaço no parque para a instalação de uma Estação Sismográfica estamos contribuindo para que as pesquisas sobre abalos sísmicos avancem cada vez mais em nossa região”, avalia o coordenador de Áreas Protegidas do Escritório Regional Norte do IEF, Edmar Monteiro.

Os equipamentos foram importados da Inglaterra, por intermédio de uma empresa especializada do México, em um processo de licitação de caráter especial. O investimento foi viabilizado com recursos da ordem de R$ 185 mil, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes e responsável pelo projeto da Estação Sismográfica, professor Expedito José Ferreira, conta que após o abalo sísmico que atingiu Montes Claros em 2012 e que teve uma magnitude de 4,2 na Escala Richter levou os pesquisadores a instalarem cinco estações provisórias na região, uma delas dentro do parque.

A Estação que acaba de ser construída no PE Lapa Grande substitui a provisória. “A instalação definitiva representa uma grande conquista para a universidade e para toda a região, por possibilitar o monitoramento on-line e a maior confiabilidade dos dados sobre os fenômenos sísmicos”, conclui o professor.

 
Janice Drumond
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades