Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Ibitipoca comemora 42 anos

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Ibitipoca completou, no último sábado (04/07), 42 anos. Cerca de 60 pessoas, entre membros da comunidade, turistas e funcionários do parque se reuniram para as comemorações. A festa contou com um café da manhã e uma missa campal.

Celena Zilves, de Petrópolis, frequenta o parque há mais de 10 anos, juntamente com suas irmãs. Conhecidas como “As irmãs C3”, suas idades variam entre 60 e 71 anos, mas o fôlego é de fazer inveja. “O Ibitipoca é um lugar maravilhoso, sempre que posso, reúno família e amigos para uma visita ao parque. É uma honra participar da comemoração dos seus 42 anos. Vida longa a esse belíssimo espaço”, declarou Celena, que adora se aventurar pelas trilhas do Ibitipoca.

Representando a comunidade de Conceição do Ibitipoca, Dona Ana Bernardina Moreira, ou mais conhecida como Tia Dina, declarou seu amor ao parque, “frequento esse lugar antes mesmo de ter virado parque, estou com 67 anos e desde a infância me encanto com essa paisagem. Amo o Ibitipoca e as pessoas que aqui trabalham, estou muito feliz em comemorar esta data”.

A missa foi realizada pelo padre Carlos César, da paróquia de Conceição do Ibitipoca. O padre comparou o parque à imagem do paraíso e ressaltou a importância da preservação ambiental. “Da natureza tiramos tudo que é essencial à vida”, destacou o pároco.

A gestora ambiental do parque, Rose Belcavelo, foi quem organizou a comemoração. “É sempre uma satisfação promover a interação com as comunidades do entorno do parque e os turistas”, disse Rose.

Há 11 anos gerenciando o PE Ibitipoca, João Carlos Lima de Oliveira, considera o trabalho no parque uma grande satisfação pessoal e profissional. “Esses momentos são importantes pela interação do público com o meio ambiente. As comunidades fazem questão de se fazerem presentes e homenagearem o parque, que faz parte de suas vidas desde sempre”, declarou, orgulhoso, o gerente da unidade de conservação.

 

 

Crédito: Renata Fernandes
060715
Legenda: Comunidade, turistas e funcionários do parque durante missa campal

 

PE Ibitipoca - O Parque Estadual do Ibitipoca fica na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.

Foi criado em 4 de julho de 1973, com o nome ‘Ibitipoca’, palavra tupi-guarani que significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido a grande incidência de descargas elétricas (raios) ou a grande quantidade de grutas. É um dos Parques mais visitados do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e uma das principais atrações turísticas da região.

O Parque está aberto à visitação quase todos os dias do ano, excetuando as segundas-feiras, desde que estas não sejam em feriados e em período de férias escolares. Os visitantes podem desbravar as trilhas e cachoeiras das 7h às 18h e podem ficar hospedados nas redondezas ou no camping do parque.

Informações sobre hospedagem no camping e funcionamento do parque podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Renata Fernandes

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades