Município de Tocantins recebe Fórum Regional de Educação Ambiental

Com o tema “Interatividade Socioambiental na Bacia do Pomba”, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata - CIEA MG – ZM realizou o décimo quinto Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA, entre os dias 17 e 19 de junho. O evento reuniu cerca de 500 participantes no município de Tocantins.

O objetivo do Fórum é promover o envolvimento da sociedade por meio da educação ambiental, na busca de resultados, a partir do planejamento e efetivação de ações sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais. Durante o Fórum, são discutidas e planejadas as demandas locais, destacando a potencialidades de cada região.

A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais, professores e alunos das escolas públicas do município de Tocantins, que programaram apresentações artísticas em homenagem ao meio ambiente. Na parte da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de participar de duas palestras, uma sobre água e outra sobre resíduos sólidos urbanos.

Crédito: Renata Fernandes

190615-2

Abertura do Fórum de Educação Ambiental em Tocantins

Representando o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema, o Superintendente Regional da Zona da Mata, Alberto Felix Iasbik, falou da necessidade das pequenas atitudes, “a educação ambiental começa em casa e nas escolas. A melhoria da qualidade ambiental só poderá ser efetivada com a participação de todos”, explicou.

O prefeito do município, Antônio Carlos Dias, ressaltou que “pensar e debater educação ambiental é fundamental para a melhoria da qualidade de vida na cidade e isso depende do envolvimento de todos”. Segundo Dias, este é um momento que entra para a história de Tocantins.

“A educação é a chave para mudanças, o ForEA existe porque discutir meio ambiente e propor melhorias, além de implantá-las, é um dever de todos”, afirmou a presidente da CIEA ZM, Betty Giovannoni Oliveira. Sendo Betty, o início do processo de mudança será a partir de sexta-feira (19), quando serão definidas as metas e propostas para a região, com base nas discussões do Fórum.

O público do FerEA é formado por gestores ambientais municipais, representantes do poder público, sociedade civil organizada e empresas, sendo que as vagas são destinadas da seguinte forma: 70% para o setor formal de educação e 30% aos demais participantes.

Oficinas ForEA

Na quinta-feira (18), o dia foi dedicado às oficinas. Ao todo, foram realizadas, de manhã e à tarde, 17 oficinas teóricas e práticas, com informações para que os professores possam trabalhar a educação ambiental nas suas escolas.

As oficinas trabalharam temas como reaproveitamento de resíduos e inclusão social dos catadores, consumo consciente, produção de água e preservação deste recurso, entre outros, ligados à temática principal do evento.

Para a professora e diretora de escola, Janete de Almeida, do município de Guidoval, “o ForEA ajuda a despertar para a busca do conhecimento relacionado à educação ambiental. O importante agora é darmos continuidade a este aprendizado nas nossas escolas”.

O crescimento pessoal e profissional foi o destaque do evento para a professora de Tocantins, Luciene Nepomuceno.

Eventos paralelos

Nos três dias de evento, aconteceu a feira de municípios, um espaço oferecido para os 22 municípios da regional CIEA de Ubá mostrarem seus trabalhos.

Mais de 200 crianças se divertiram com o ForEA mirim, que teve distribuição de brindes educativos e teatros apresentados pelos Bombeiros e Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito.

Crédito: Renata Fernandes
190615
Crianças receberam orientações sobre incêndios durante Fórum

A secretária de Educação de Tocantins, Rebeca Toledo, ressaltou que o município disponibilizou cerca de 200 funcionários para participarem do ForEA. “Com o evento esperamos que haja ainda mais ações de educação ambiental nas nossas escolas. Este é, sem dúvida, um evento fundamental para a conscientização de toda a sociedade”, disse.

Em 2015 estão confirmados ForEAs, em Vieiras e Matipó, em julho; Olaria, em setembro e Juiz de Fora, previsto para dezembro.

Renata Fernandes