Conselho Consultivo do Parque Estadual do Paracatu toma posse

Tomou posse na ultima sexta feira (12) no Centro de Treinamento de Educação Ambiental do IEF (CTEA), na cidade de Paracatu, o primeiro Conselho Consultivo do Parque Estadual do Paracatu para o biênio 2015 – 2017. O Conselho do PE do Paracatu é composto por 20 membros, sendo 10 efetivos e 10 suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade e tem como objetivos auxiliar o órgão gestor da Unidade de Conservação em sua tarefa de implementar, propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais característicos da UC e de sua Zona de Amortecimento.

Estiveram presentes na cerimônia de posse a gerente do PE do Paracatu, Ilma Pereira de Souza, O coordenador regional de áreas protegidas Paulo Sérgio Cardoso Vale e o chefe regional do IEF Afonso Rodrigues Boaventura. Além da participação dos servidores do IEF, esteve presente o Prefeito Municipal de Paracatu Sr. Olavo Remigio Condé, que discursou sobre a importância do Parque Estadual para região de Paracatu.

Após a leitura e assinatura do termo de posse a gerente do parque, Ilma Pereira de Souza falou da importância do conselho para a discussão e negociação das demandas da Unidade de Conservação. “O papel do conselheiro é de fundamental importância para o parque e estamos com uma expectativa muito boa, tendo em vista que também neste momento se desenvolve concomitantemente o Plano de Manejo, podendo os Conselheiros acompanhar todo o processo”.

O chefe do Regional ressaltou, também, que tiveram início as obras estruturais do parque e que ainda existem recursos da compensação ambiental que serão alocados para a região.

Aproveitando o momento da posse, os conselheiros realizaram a discussão e fechamento do regimento interno do Conselho.

Crédito: Paulo Vale
27 deus me livre