Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque promove mais uma edição do “Astrocultura na Serra do Rola Moça”

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em parceria com a organização Astrocultura, realiza amanhã, dia 25, o evento “Astrocultura na Serra do Rola Moça”. Durante o encontro, que acontece das 17h às 20h, os participantes terão a oportunidade de observar vários corpos celestes: lua, estrelas, planetas, satélites, entre outros, por meio de telescópios profissionais e com orientação de estudiosos de astronomia.

 

O encontro acontece, de abril a setembro, podendo ser prorrogado até outubro - dependendo das condições climáticas - sempre aos sábados. O calendário dos próximos encontros pode ser conferido no site do Projeto Astrocultura: https://sites.google.com/site/astrocultura/serra. As inscrições, que são gratuitas, também podem ser feitas no portal.

Antes da observação ocorrerá uma palestra, no auditório do parque, na qual será apresentado aos participantes conceitos básicos de astronomia. Segundo Carolina Alvarenga, educadora ambiental do parque, o encontro é destinado a pessoas que se interessam pelo assunto e estudantes. “O evento é aberto a pessoas de todas as idades, famílias com crianças, grupo de amigos e casais, que são muito bem vindos”, acrescenta.

O evento, que acontece desde 2009, é coordenado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Leonardo Marques Soares e conta com o apoio do IEF. Segundo Leonardo, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça é um lugar propício para esse tipo de atividade, já que não possui a luminosidade artificial dos centros urbanos e proporciona as condições ideais para a observação astronômica.

A entrada de acesso ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça fica localizada na avenida Montreal, S/N, no Bairro Jardim Canadá em Nova Lima. É possível chegar ao parque de ônibus, linha 3910. Mais informações podem se obtidas com os educadores ambientais da unidade de conservação, pelo telefone 3581-3782.

Poluição Luminosa
Durante a palestra será abordado o tema poluição luminosa, que é causada pelas luzes artificiais que são direcionadas para cima e refletidas na atmosfera de volta para a superfície terrestre. Esse tipo de poluição é pouco discutida e divulgada nos meios de comunicação, por isso, poucas pessoas sabem das consequências negativas que ela provoca ao meio ambiente e à sociedade.

A luz desperdiçada representa gasto de energia e maior consumo de recursos naturais, que por sua vez estão relacionados ao aumento dos impactos ambientais e ao aquecimento global. Além disso, a iluminação artificial inadequada afeta o ciclo natural das vegetações, aumenta taxa de reprodução de insetos que transmitem doenças e interferem no comportamento dos animais de hábitos noturnos.

Ano Internacional da Luz
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A iniciativa vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial.

 

foto: Sidney Maia

 astrocultura2

Observadores durante um dos eventos de Astrocultura

 

A proclamação de um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações é um reconhecimento das Nações Unidas da importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. A Luz vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.

Juntamente com a Unesco, um grande número de organismos científicos participará dessa iniciativa, que, em 2015, vai reunir diversas partes interessadas, inclusive sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.

 

Ascom/Sisema

Janice Drumond

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades