Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Pegadas de paca são encontradas no Parque Estadual Serra Verde

PDFImprimirE-mail

Durante um trabalho fotográfico realizado no Parque Estadual Serra Verde, o biólogo e pesquisador Moisés da Silva Lima, registrou pegadas de patas de paca na área do Parque, mamífero que não era visto na região há muito tempo. A Unidade de Conservação é adminsitrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o pesquisador, em levantamento feito recentemente na Unidade de Conservação, foram identificadas 13 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que a paca não estava entre eles. “Esse registro é muito importante, pois amplia a lista de mamíferos encontrados na área de abrangência do Parque, além disso, esse animal é raro em parques urbanos”, disse o gerente da UC, André Portugal.

 
Crédito: Moisés da Silva Lima
pegada2
Pegadas de patas de paca


Ainda segundo o gerente, a ocorrência da paca no Parque reforça a importância da Unidade de Conservação como fragmento de área verde importante para a fauna existente ali, além de representar uma ferramenta a mais para trabalhar a educação ambiental; atrair pesquisadores e reforçar a relevância do Parque.

Moisés Lima afirma que até o momento já foram identificadas 13 espécies de mamíferos terrestres no PESV, dentre eles: Mão-pelada (Procyon cancrivorus), Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), Tapeti (Sylvilagus brasiliensis), Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), entre outros. “Estes animais desempenham um papel importante na já fragilizada ecologia do local, que ao longo dos anos vem sofrendo com a ação do homem”, afirma o biólogo.
 
Ascom/Sisema
Milene Duque

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades