Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Divulgada lista de aprovados para a segunda etapa da seleção para brigadistas

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) trouxe hoje (19/3) em sua página  os nomes dos classificados e excedentes  do processo de seleção dos brigadistas florestais para o ano de 2015. Eles vão atuar nas Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais. São 408 vagas em todo estado distribuídas em 46 UCs estaduais. Foram 816 selecionados para a segunda etapa que será um curso de formação de brigada Previncêndio. A terceira etapa é uma prova física.


A segunda etapa começa na semana que vem e consiste em um curso de quatro dias, que será ministrado em 32 pontos do estado. Os detalhes como data, endereço e horário podem ser conferidos também na página da Semad. Os instrutores vão ensinar técnicas de combate a incêndios florestais, uso de equipamentos de combate a incêndio e proteção individual e embarque em aeronaves, entre outros temas. Ao final do quarto dia os candidatos fazem a terceira  e última etapa: a prova física. Nela, será avaliado o desempenho de uma caminhada com o Bomba Costal, equipamento de combate à incêndio que pesa mais de 25 kg e uma capina a um terreno de 9m².


Os aprovados trabalharão por cinco meses, mas o prazo pode variar para mais ou menos de acordo com as condições climáticas. O profissional cumprirá carga horária de 40 horas semanais, conforme demanda das UCs. A remuneração é de R$ 1.126,92 para brigadista e de R$ 1.229,37 para líder de brigada.


Sobre o brigadista florestal
O brigadista é um civil que passa por treinamento especializado de combate e prevenção a incêndio. A contratação é sempre temporária, visto que o trabalho é focado no período de seca.


Previsão para 2015
E o ano promete trabalho para os brigadistas. “A previsão é que o ano seja crítico por causa da falta de chuvas. Por isso, queremos estar ainda mais preparados” alerta o diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semad, Rodrigo Bueno Belo.


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o país registrou o maior número de queimadas em janeiro e fevereiro desde 1999. Foram registrados nos dois primeiros meses deste ano 6.948 focos de incêndio, 66% maior que o verificado no ano passado e quase 100% superior à média histórica para o período.

 

 

Agência Minas

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades