Projeto incentivará a conexão entre fragmentos de Mata Atlântica no Leste Mineiro

A primeira reunião de alinhamento para formação do Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga será realizada nos dias 17 e 18 de março, em Simonésia.  É o primeiro passo para a execução do projeto, coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que busca conservar e recuperar áreas de conexão de fragmentos florestais do bioma Mata Atlântica, no leste do Estado.

O evento será realizado no Instituto Pagus, na avenida Governador Valadares, 108, no Centro de Simonésia. Nos dois dias de evento estarão reunidos representantes do Governo, de prefeituras e organizações da região para elaborar o regimento interno e o plano de ação do Comitê Gestor.

O Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi criado em 2014, pelo Decreto Estadual nº 397/2014 e é fruto de uma parceria entre o IEF e a Fundação Biodiversitas. É a primeira área do tipo em Minas Gerais reconhecida oficialmente. “O objetivo principal é promover a conexão de áreas de Mata Atlântica da região tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga”, explica o gerente de criação de Áreas Protegidas do IEF, Paulo Fernandes Scheid.

O projeto prevê ações em uma área de 66.424,5607 hectares que está inserida em sete municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga. O principal objetivo do projeto é priorizar e unificar investimentos e esforços para a conservação e recuperação dessas áreas.

A primeira proposta para delimitação do Corredor foi realizada em 2004, pela Fundação Biodiversitas, a partir de estudos sobre os remanescentes da região. A região está inserida no bioma Mata Atlântica e abriga rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas, em especial o Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxantus), considerado criticamente ameaçada de extinção.

Emerson Gomes