Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Concurso valoriza preservação do Parque do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

Em comemoração ao dia Mundial das Áreas Úmidas, celebrado em 2 de fevereiro, o Comitê Permanente da Convenção de Ramsar, entidade ligada à Unesco, lançou um concurso fotográfico voltado para jovens de 15 a 24 anos. No Brasil há apenas 12 locais com o reconhecimento do Comitê, entre eles o Parque Estadual do Rio Doce, situado na região do Vale do Aço mineiro, que desde 2010 consta da lista e é a única área na região Sudeste.


O objetivo do concurso é despertar a atenção para as zonas úmidas, que são as áreas de pântanos, charcos e turfas, e corpos de água, naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, contendo água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada, localizadas em várias partes do mundo.


O Rio Doce, parque administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi a primeira unidade de conservação (UC) de Minas Gerais e a nona localizada no Brasil a receber a chancela como área úmida de importância internacional. A área de preservação está inserida em uma região que se configura como o terceiro maior ecossistema composto por lagos do Brasil, perdendo apenas para o Pantanal e a Amazônia. Somente em seu interior, a UC abriga 40 lagos naturais, dentre eles, destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 de área e profundidade de até 32,5 metros. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa. A Mata Atlântica, bioma que domina a unidade, é o habitat de animais ameaçados de extinção como a onça pintada e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas.

 

Foto: Evandro Rodney

rio doce interna

Legenda: O parque do Rio Doce é uma das áreas de maior importância ecológica do mundo

 

Inicialmente, a proteção de áreas como o Parque do Rio Doce visava à conservação de zonas úmidas e de aves aquáticas. Com o decorrer do tempo, a área total passou a ser observada como um sistema de apoio à vida para a biodiversidade. No Brasil, além do Parque Estadual do Rio Doce, são considerados sítios de importância internacional a Reserva de Desenvolvimento Sustentado Mamirauá (AM), a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), a Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA), a Ilha do Bananal, no Parque Nacional do Araguaia (TO), o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT),  a Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC Pantanal e o Parque Nacional Marinho do Abrolhos (BA).


Para participar do concurso, os visitantes do Parque Estadual do Rio Doce, com idades entre 15 e 24 anos, devem tirar fotos das áreas úmidas da unidade de conservação com câmera digital ou celular e enviá-las até o dia 2 de março para o site www.worldwetlandsday.org. O vencedor ganhará uma viagem para visitar uma área úmida escolhida por ele.

 

Clique aqui e acesse o cartaz do concurso.

Clique aqui e leia o documento "Áreas úmidas para o nosso futuro".

 

Ana Carolina Seleme

Ascom Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades