Parque Estadual Mata do Limoeiro é entregue à comunidade de Itabira

A comunidade de Itabira recebeu, nessa quinta (04/12), as melhorias no Parque Estadual Mata do Limoeiro.  A solenidade de inauguração da portaria da unidade de conservação teve grande presença de representantes de todos os segmentos da sociedade de Itabira, município onde está localizada, especialmente do distrito de Ipoema.

A portaria teve investimento de R$ 125 mil e torna-se mais uma das edificações para a gestão da unidade de conservação, juntamente com a antiga Escola Ipocarmo, que hoje funciona como sede. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Itabira e os recursos são provenientes de um Termo de Cooperação entre a Vale e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), quer administra o Parque.

Fotos: Evandro Rodney
R$ 125 mil foram investidos na portaria do Parque

Durante a solenidade foi entregue pela Vale ao IEF o Plano de Manejo do Parque, elaborado como parte do compromisso da empresa com o Governo de Minas para a implantação da unidade de conservação. O documento técnico define o uso da área, o que pode e o que não pode ser feito no seu interior.

No evento, foi apresentada a Portaria IEF 163 que institui as normas para visitação no Parque. Vale, IEF e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade também assinaram um protocolo de intenções para o compartilhamento de experiências na gestão das unidades de conservação federais, estaduais e privadas.

Ítalo Barbosa, aluno da Escola Municipal Dona Maria Elias e morador do entorno do Parque, leu a própria redação, vencedora do concurso realizado nas comemorações do terceiro aniversário do Parque, em 2014. A solenidade foi encerrada com a apresentação musical do grupo ‘Meninos de Minas’, de Itabira. O trabalho é um projeto sócio cultural que tem o apoio da Prefeitura do município e o patrocínio da Vale.

Parceria

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu Torres Marques, destacou que a inauguração da portaria é a mostra de um resultado concreto da gestão pública. “A entrega dessa obra à comunidade de Itabira mostra a sintonia entre moradores, iniciativa privada, Prefeitura e órgãos ambientais”, afirmou.

secretrio
O secretário de Meio Ambiente, Alceu Torres Marques, durante a solenidade de inauguração da portaria do Parque Mata do Limoeiro

O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior, destacou a importância da abertura do Parque como forma de conquistar o apoio da comunidade local para se juntar aos esforços para a conservação da área. “Quando as pessoas conhecem a unidade de conservação, elas se tornam reais parceiros”, afirmou.

“A estrutura existente no Parque Estadual Mata do Limoeiro permite que levemos a frente o projeto de criação, na sede, de um local específico para capacitação de pessoas para a conservação da biodiversidade”, afirma o diretor de Áreas Protegidas do IEF, Henri Dubois Collet. “Serão necessárias melhorias, como a construção de um auditório e a transformação de salas em alojamentos e laboratórios”, completou.

placa
Da esquerda para a direita, o diretor de Ferrosos Sudeste da Vale, Antônio Daher Padovezi, Alceu Torres, Henri Collet e Bartholdino Teixeira. À direita da placa, o gerente do Parque, Alex Amaral.

Já o gerente do Parque, Alex Amaral Oliveira, destacou a forma positiva como a comunidade de Ipoema abraçou a proteção da área. “Quando cheguei aqui, há pouco mais de um ano, a estruturação e abertura à visitação da unidade de conservação era um sonho, mas rapidamente percebi que era algo que eu não sonhava sozinho”, ressaltou.

O Parque Mata do Limoeiro possui uma área de 2.005,50 hectares e foi criado em 2011, protegendo importantes áreas de Cerrado e a Mata Atlântica. É um dos 38 Parques Estaduais de Minas Gerais que, juntos, garantem a proteção de 474 mil hectares.

Emerson Gomes
Ascom Sisema