APA Vargem das Flores empossa conselheiros em prol de melhorias na gestão

Com objetivo de melhorar a gestão a APA Vargem das Flores empossou nesta quarta-feira (03/12), o seu 1° Conselho Consultivo. O evento foi realizado no Parque Municipal Gentil Diniz em Contagem. Foram empossados 14 conselheiros titulares e 10 suplentes, para cumprir um mandato de dois anos. Participaram representantes da sociedade interessados no futuro da Unidade de Conservação (UC).

O Conselho Consultivo é um fórum de discussão compartilhada das demandas sociais e ambientais, que busca alternativas para que a UC tenha mais agilidade para possibilitar uma melhor gestão, além de colaborar para o desenvolvimento sustentável da comunidade. A primeira reunião de trabalho dos conselheiros será para definir o regimento interno e o programa de atividades da APA.

De acordo com o gerente da APA Estadual Vargem das Flores, Marcus Vinicius Pereira Bittentcourt, o conselho também tem a função de promover a integração entre APA e a comunidade. “A sociedade poderá participar de reuniões junto aos conselheiros, almejando uma expansão urbana consciente e harmônica”, ressalta.

O gerente afirma, também, que a preservação da APA é de extrema importância para todos aqueles que residem nas proximidades da UC e para os habitantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As ações do Conselho eleito irão contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos na unidade. “Temos que preservar nossas nascentes já que cerca de 15% da água potável para o abastecimento da RMBH, são provenientes do manancial Vargem as Flores”, completa.

O objetivo primordial da APA é a preservação dos recursos naturais hídricos, vegetação e a fauna e, diante disso, os conselheiros terão um papel fundamental para a realização desse trabalho. “Pretendemos realizar a recuperação de áreas degradadas e um trabalho de educação ambiental com moradores por meio das associações de bairros e nas escolas”, destaca. “O trabalho de conscientização é um fator importante para preservação das nascentes e córregos que abastecem o manancial de Vargem das Flores, matas ciliares e da fauna”, completa o gerente.

Localizada nos municípios de Contagem e Betim a APA Vargem das Flores abriga a represa de mesmo nome, também conhecida como Várzea das Flores. A unidade foi criada em 2006, possui 12,2 mil hectares de área e tem grande importância para o abastecimento de água dos dois municípios e de Belo Horizonte.

Leandro Félix
Ascom Sisema