PE do Brigadeiro terá posse do Conselho e abertura de exposição permanente

Na próxima quinta-feira, dia 20/11, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro vai receber dois importantes eventos: a posse e primeira reunião do Conselho Consultivo do Parque e a abertura de Exposição Permanente no Centro de Visitantes. O evento acontece às 16h00 na sede do Parque, situado na Estrada Araponga /Fervedouro – Km 15, Zona Rural de Araponga.

A exposição permanente montada no Centro de Visitantes foi viabilizada pela cooperação financeira Brasil-Alemanha por meio do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). O acordo de cooperação firmado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Banco alemão tem como objetivo promover ações de proteção, recuperação e uso sustentável na região da Mata Atlântica em Minas Gerais. Além da inauguração da Exposição Permanente no centro de visitantes, será entregue na solenidade, simbolicamente, ao Regional Zona da Mata do IEF um carro também comprado em parceira com o banco alemão, e que incrementará a frota já existente para atendimento às demandas da região. A entrega simbólica do veículo, que deverá chegar ao regional até o final deste mês, será feita pelo Diretor Geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira, e pelo Gerente de Projetos do KFW, Miguel Lana.

A Exposição Permanente foi montada nos moldes de instrumentos aplicados em exposição museográfica. Nela, os visitantes terão a oportunidade de ter acesso às informações acerca do Parque por meio de obras de artistas plásticos da região e elementos audiovisuais como vídeos, banners, painéis, maquete e fotos, de uma maneira ordenada, didática, interpretativa e educativa. O objetivo da exposição é promover o conhecimento acerca da importância da Unidade de Conservação, sua história, os animais que ali habitam bem como a conservação e manejo de sua flora e fauna.

José Roberto Mendes de Oliveira, gerente do PE da Serra do Brigadeiro, frisa que “a abertura da exposição permanente no Centro de Visitantes terá como um de seus principais objetivos a difusão da informação, sendo um meio interessante para a divulgação das riquezas do Parque, bem como para promover a interação socioambiental com as comunidades”.

Foto: Evandro Rodney
parque_estadual_da_serra_do_brigadeiro_-_mata_atlantica_-_evandro_rodney
O parque é um atrativo turístico valioso, com seus picos, trilhas e cachoeiras.

Conselho Consultivo – Na solenidade serão empossados 19 membros titulares e 18 membros suplentes, para o biênio 2014-2016, compostos por representantes de órgãos governamentais e entidades pertencentes à sociedade civil organizada.

O gerente do Parque acredita que “o Conselho Consultivo é um importante fórum para a apresentação de projetos e que contribui para o fortalecimento do diálogo com as comunidades do entorno, ampliando os espaços de discussão acerca da gestão participativa”.

Thaís Lopes
Ascom Sisema