Apa Sul propõe formação de brigadas para auxiliar no combate a incêndios

A fim de otimizar o combate aos incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL RMBH) o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da gerência da unidade de conservação, realizou, na última sexta-feira (07),  reunião com secretários municipais de Meio Ambiente dos municípios de Catas Altas, Barão de Cocais e Santa Bárbara. O objetivo do encontro, realizado no Santuário do Caraça, foi nivelar as informações contidas no Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PIPCIF) e pedir apoio aos municípios que, por meio da formação de brigadas, poderão auxiliar nas ocorrências de queimadas. A meta é promover, ainda este mês, novas reuniões a fim de compartilhar as informações com os outros dez municípios que compõem a unidade.

De acordo com o gerente da Apa Sul, Roberto Bendia, por meio do plano, o Estado pretende compartilhar responsabilidades no combate aos incêndios florestais registrados na unidade de conservação com os municípios envolvidos. “Devido à extensão da Apa Sul, que tem cerca de 160 mil hectares, por ser uma área de uso sustentável e por suas características de relevo e vegetação, fica impossível conseguirmos exercer o controle total do território. Precisamos, então, do apoio dos municípios nessa tarefa. Por isso, também estamos propondo a gestão compartilhada da APA”, ressalta o gerente.

A ideia é incentivar os 13 municípios nos quais a Apa Sul está localizada (Barão de Cocais, Belo Horizonte, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Ibirité, Itabirito, Mário Campos, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Santa Bárbara e Sarzedo) a montarem suas brigadas de incêndios para auxiliarem na identificação e combate às queimadas. “Tendo contato com representantes de cada secretaria municipal poderemos acioná-los para que nos apoiem nas ocorrências por meio das brigadas locais, e assim evitar que incêndios se propaguem em proporções incontroláveis”, explica Bendia.

Na primeira reunião ficou decidido que as três prefeituras (Santa Bárbara, Catas Aletas e Barão de Cocais) se unirão para formar um núcleo de brigadistas em Santa Bárbara que atenderá a região. Até o final deste mês estão programados outros dois encontros com representantes dos municípios, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e outros órgãos envolvidos. “Estamos reforçando a importância do plano e demandando a formação das brigadas. A expectativa é que dentro de um ano tenhamos todos os grupos formados”, destaca o gerente.

Participam do plano, além da Semad e do IEF, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar de Meio Ambiente, a Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec), Prefeituras que compõem a Apa Sul, Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientalistas, empresas privadas, entre outros. Nessa participação, a Cedec solicitou que fosse integrado ao PIPCIF da APA SUL orientações às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), para ações preventivas destinadas a evitar desastres, preparo para emergências, apoio a ações de combate a incêndios e campanhas educativas.

Ana Carolina Seleme
Ascom Sisema