Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF inaugura unidades de atendimento no Centro-Oeste do Estado

PDFImprimirE-mail

O Governo de Minas reforça sua estrutura para atendimento às demandas ambientais na região Centro-Oeste do Estado. Duas novas Agências Avançadas do Instituto Estadual de Floresta (IEF) foram criadas na região para atender às demandas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) na região.

No dia 16 de junho foi inaugurada a Agência do município de Dores do Indaiá que funcionará na rua Mario Campos, nº 261, Centro. Em maio, a unidade de Campo Belo passou a atender também os municípios de Aguanil, Candeias, Cristais, Santana do Jacaré. A Agência permanece funcionando na rua João Pinheiro, n° 101, 2° andar, no centro de Campo Belo.

As Agências Avançadas de Meio Ambiente do IEF disponibilizam ao cidadão todos os serviços do oferecidos pelo Instituto e servem como captadoras das demandas relacionadas ao Sisema. Na região Centro-Oeste existem dez Agências e, em todo o Estado, cerca de 170.

Foto: Arquivo IEF

fotoagenciadindaia

Em Dores do Indaiá, o diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior (a direita), destaca a malhoria da qualidade no atendimento ao cidadão

CAR

No caso dos serviços prestados pelo IEF, o cidadão terá acesso às atividades ligadas à exploração florestal, como a regularização da floresta plantada, assistência técnica e registro de equipamentos. Também emite Certidão Negativa de Débitos Florestais e carteira de pesca amadora.

Uma das principais demandas atuais é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O serviço tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes às propriedades e posses rurais do país.. Em Minas Gerais, foi criado um Sistema próprio, o SICAR.

Segundo o diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Junior, o IEF está reforçando o atendimento ao público, especialmente no que se refere ao CAR. Mais de 550 mil propriedades rurais no Estado deverão fazer o cadastro no sistema. “O Cadastro permitirá realizar um diagnóstico da questão ambiental no meio rural e desenvolver ações prioritárias para a proteção e recuperação de áreas”, explica.

Mais informações sobre as unidades de atendimento do IEF e sobre o CAR podem ser obtidas na internet, no endereço http://www.semad.mg.gov.br/cadastro-ambiental-rural

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades