Regionais do IEF promovem ações durante a semana do meio ambiente

Em busca da sustentabilidade o Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio de seus Escritórios Regionais e Unidades de Conservação (UCs), realizam diversos eventos em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. As atividades visam conscientizar a população acerca das questões ambientais. A programação conta com minicursos, distribuição de mudas, filmes com temas ambientais, passeio ciclístico, dentre outros.

As festividades estão sendo promovidas em diversas regiões do Estado, durante toda a semana. O turismólogo e monitor ambiental do Escritório Regional do Alto Médio São Francisco, Fabrício Araújo de Souza, afirma que as ações buscam o contato direto com a comunidade, estreitando os laços e fazendo com que temas relacionados à sustentabilidade façam parte do cotidiano dos participantes. O escritório desenvolve as ações na cidade de Januária. “Estamos buscando sensibilizar os participantes para proteção do meio ambiente e da biodiversidade”, explica Souza.

Na Estação Ecológica de Mar de Espanha, localizada em Mar de Espanha, região da Zona da Mata mineira, também há uma programação especial. Segundo o gerente da UC, José Eduardo Paulo da Silva, as atividades são importantes para conscientização da população. “As atividades propostas buscam conscientizar os participantes sobre os problemas ambientais. A mudança de pensamento, aliada a ações sustentáveis, é fundamental para o futuro do planeta”, afirma. “Acredito que a comunidade informada, e consciente da importância de preservar os recursos naturais, será capaz de contribuir com a conservação da Estação Ecológica e das demais UCs”, completa.

Já no Parque Estadual Serra Verde (PESV), localizado na Grande BH, são promovidos eventos ambientais e culturais. “Esperamos que os participantes valorizem o meio ambiente, sintam-se responsáveis pela proteção dos recursos naturais e passem a utilizá-los com responsabilidade”, observa André Portugal Santana, gerente do Parque.

Santana ressalta que o PESV o é alvo constante de crimes ambientais, como a disposição de resíduos de forma irregular e queimadas. “Os eventos acontecem nos pontos mais pressionados por essas práticas depredatórias”, enfatiza. “O nosso objetivo é mostrar que áreas mal exploradas pela sociedade podem ser palco de boas práticas, para o uso de todos“, destaca.

A programação das atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente nas diversas unidades do IEF  podem ser acessadas nos links abaixo:

Leandro Félix
Ascom Sisema