Mata do Limoeiro promove caminhada ecológica com deficientes visuais

Pela primeira vez, o Parque Estadual Serra do Limoeiro, localizado no município de Itabira, na região Central do Estado, comemorará a Semana do Meio Ambiente. Entre os dias 2 e 7 de julho serão promovidas atividades voltadas para a divulgação da Unidade de Conservação (UC) junto à comunidade do entorno e caminhadas ecológicas, uma delas com a participação de um grupo de deficientes visuais que poderá “ver” as belezas naturais pelos olhos da equipe do parque que irá acompanhá-lo.

Ao montar uma programação variada, voltada para diversos públicos, o gerente do parque, Alex de Oliveira, pretende destacar, além da preservação ambiental, a importância da unidade “Queremos divulgar o parque e nos aproximarmos da comunidade”, explica.

Segundo ele, apesar do parque não estar oficialmente aberto para visitação, a unidade recebe visitas programadas de estudantes e grupos turísticos. “Não tínhamos uma sede, mas, em outubro do ano passado, a prefeitura da Itabira nos cedeu um imóvel localizado no distrito de Ipoema. Com isso, estamos nos aproximando da comunidade e o evento irá dar mais visibilidade à área protegida”, afirma.

No dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, cerca de 700 alunos de escolas da região participarão da Caminhada pelos Recursos Hídricos. “Caminharemos cerca de uma hora por uma trilha do parque e seguiremos para a sede onde haverá um desfile de moda com roupas recicladas feitas pelos estudantes. Além disso, haverá oficinas de produção de brinquedos com garrafas PET e apresentações musicais”, destaca o gerente.

Já no sábado (7) um grupo com 25 deficientes visuais contará com o apoio de brigadistas voluntários, estudantes universitários da região e funcionários da unidade para caminharem por cerca de duas horas por uma trilha do Parque Estadual Serra do Limoeiro. “Foi uma ideia nova, que surgiu de conversas entre funcionários do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e que agradou ao grupo de deficientes visuais”, explica Oliveira.

Outras atividades serão desenvolvidas na UC, entre elas apresentações culturais, caminhada noturna e exibição de vídeo fotográfico. Para ter acesso à programação completa da Primeira Semana de Meio Ambiente do Parque Estadual Serra do Limoeiro, clique aqui.

Ana Carolina Seleme
Ascom Sisema