Oficina busca identificar dificuldades e soluções para gestão ambiental

Representantes de diversos segmentos da sociedade deram início, na manhã desta quarta-feira (28/05), em Varginha, no Sul do Estado, à IX Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O trabalho é coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e apontará ações e informações que integrarão o estudo que orientará a programas e políticas públicas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais.

Cerca de 70 representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs), universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais participaram da atividade na qual, ao longo de dois dias, serão levantadas as diretrizes e programas para conservação da biodiversidade na região.

O chefe do Escritório Regional Sul do IEF, Ivan Luiz Leite Costa, abriu a oficina e destacou a importância de buscar a participação da sociedade. “É uma forma de buscar a gestão ambiental e a formulação de políticas públicas”, afirmou. Já o capitão da sexta companhia independente de meio ambiente e trânsito de Varginha, Francisco José Lyra, observa que eventos como a Oficina permitem buscar formas de evitar agressões ao meio ambiente. “Precisamos usar todos os recursos para resgatar valores com relação à natureza”, destaca.

Grupos de trabalho

Na tarde desta quinta, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho que abordarão os temas investigação científica, conservação, agrobiodiversidade e sociobiodiversidade. Também são debatidas questões transversais como a educação ambiental, aspectos legais e impactos da atividade humana sobre a biodiversidade.

Foto: Emerson Gomes
oficina
A diretora de proteção a biodiversidade do IEF, Sônia Cordebelle, apresentou a proposta do evento e a dinâmica do trabalho

A diretora de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade do IEF, Sônia Cordebelle de Almeida, explica que durante o trabalho os participantes de cada grupo irão discutir problemas relacionados ao seu tema. “É importante que todos pensem o que é prioritário para a região e quais as formas de superar as dificuldades”, observa.

A Oficina prossegue nesta quinta (28/05) com a conclusão dos trabalhos de cada grupo e votação do texto final em plenária. As propostas e diretrizes elaboradas em todas as oficinas serão reunidas no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2014. O texto final será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

Os documentos produzidos nas oficinas já realizadas estão disponíveis para consulta na internet, no endereço http://www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

Emerson Gomes
Ascom Sisema