Varginha sedia oficina para elaboração de Plano de Proteção a Biodiversidade

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza nos dias 28 e 29 de maio, em Varginha, a IX Oficina Regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção Biodiversidade. No evento serão apontadas as particularidades da região Sul e propostas diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O evento será realizado no centro de convenções do hotel Sleep In Varginha, na avenida Princesa do Sul, 3333, bairro Jardim Anderê, com início sempre a partir de 8 horas. Estarão reunidos representantes locais de organizações não governamentais, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais.

Esta é a terceira etapa de construção do Plano. Na primeira foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda, levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Nesta terceira fase, estão sendo levantadas, nas oficinas, as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais.
Os documentos elaborados nessas oficinas comporão, ao final, o documento do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2014. A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF.

Os documentos elaborados até o momento esão disponíveis no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

Emerson Gomes
Ascom Sisema