Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Base avançada de pesquisa em cavernas é inaugurada no Rola-Moça

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), inaugou nesta quinta-feira (24/04) a Base Avançada Compartilhada do Cecav na sede do Parque Estadual Serra do Rola-Moça. O objetivo da parceria é contribuir com a proposição de ações de proteção ao patrimônio espeleológico em Minas Gerais e na construção de novas parcerias relacionadas ao tema.

De acordo com o Cecav, Minas é o estado que abriga a imensa maioria das cavidades já descobertas no Brasil, além de ter a mineração como um dos fatores mais relevantes do seu desenvolvimento econômico. Três relevantes projetos ligados ao tema da espeleologia serão desenvolvidos na Base Avançada: Projeto de Monitoramento e Avaliação de Impactos sobre o Patrimônio Espeleológico; Projeto Inventário Anual do Patrimônio Espeleológico Brasileiro e o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico nas Áreas Cársticas da Bacia do Rio São Francisco.

Foto: Evandro Rodney
parque estadual do ibitipoca - matria
Minas Gerais é o estado que abriga a maioria das cavidades já descobertas no Brasil

A sede do PE Serra do Rola-Moça foi escolhida estrategicamente por oferecer maior facilidade de acesso às instituições acadêmicas e de pesquisa, bem como aos órgãos ambientais e demais grupos organizados ligados à espeleologia.

Cecav – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas é o centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua na produção de conhecimento e na proteção do patrimônio espeleológico brasileiro, por meio do diagnóstico da situação das cavidades e do monitoramento dos empreendimentos e atividades que colocam em risco as cavernas. O Centro trabalha, também, na elaboração de normas e procedimentos para o controle e gestão deste patrimônio.

Milene Duque
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades