Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF e Fundação Biodiversitas assinam termo para criação de Corredor Ecológico no Leste mineiro

PDFImprimirE-mail


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Biodiversitas assinaram, nesta quinta-feira (20), protocolo de intenções para a criação do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga. A área de preservação irá conectar a Mata do Sossego à Reserva Feliciano Miguel Abdala, localizadas na região Leste do estado.

O documento foi assinado durante o evento em comemoração aos 25 anos da Fundação, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Junior explica que, há mais de 20 anos, a Biodiversitas assumiu a responsabilidade de preservar uma das poucas áreas de ocorrência do muriqui-do-norte ao criar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Sossego, no município de Simonésia.

“Com a formação do corredor daremos continuidade às ações já iniciadas pela Fundação e ampliamos as áreas necessárias à sobrevivência do muriqui”, destaca o diretor-Geral. O muriqui-do-norte é o maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico da Mata Atlântica Brasileira.

A iniciativa da Fundação vem ao encontro da necessidade do Estado de criar corredores ecológicos. “Nosso objetivo com a parceria é incentivar a criação de corredores ecológicos que é uma das metas do Governo de Minas, prevista no Projeto Estratégico do IEF Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga”, afirma Teixeira. “Com a parceria com a Biodiversitas, ampliamos a rede de conservação da Mata Atlântica que o Estado vem estimulando”, completa.

O Corredor Ecológico Sossego-Caratinga tem uma área de cerca de 66 mil hectares e está localizado na área de abrangência do bioma Mata Atlântica, considerado uma das 25 áreas prioritárias mundiais de biodiversidade. Essas áreas perderam pelo menos 70% de sua cobertura vegetal original, estão extremamente ameaçadas pelas ações antrópicas, mas que, juntas, abrigam mais de 60% de todas as espécies do planeta.

Ana Carolina Seleme
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades